Depressão com Poesia

Sombras

Foram mais de quarenta anos para eu descobrir que a chama não tem sombra. Risque um palito de fósforo e faça um teste. Os mais teóricos gostarão de ler a explicação desse fato descrito na Revista Galileu –

Por que o fogo não tem sombra?

O que me traz aqui hoje é para abordar tudo aquilo que não gostamos de ver, pensar, elaborar, ou seja, das sombras.

As pessoais, familiares e coletivas. Sim, estamos passando por um momento de sombra coletivo com esse Covid19 que nos confunde, embaraça e revela muito mais do que queríamos ver e saber…

Para quem decidir conhecer mais sobre esse assunto sugiro o livro “Ao encontro da sombra, um compilado de diversos pensadores, inclusive Jung quem nominou esse conceito.

Para os audiovisuais, indico o documentário – Alma Imoral – do Canal Curta! Baseado no livro homônimo do rabino Nilton Bonder que é editado desde 1998.

Nesse documentário é questionado a influência e importância de nossas sombras, transgressões, imoralidade para a evolução da humanidade, transcendência e imortalidade.

Lembrei da música “Viagem ao Fundo do Ego“, versos em destaque:

Coragem pra encarar
Frente a frente eu no espelho
Como se encontra um irmão
Que lhe nega um conselho

Álias, no “Alma Imoral” têm muita poesia em forma de poema, dança, música, paisagens, história, citações bíblicas, bem como, depoimentos de ativistas, discidentes, cientistas, rabinos, ateus, e muito mais.

Os temas são entre outros extermínio dos índios, meio ambiente, guerras civis e religiosas, novas formações familiares, casamentos, transgêneros, e muito traz.

Abraçar as sombras é para os fortes que não fazem separação na dualidade. A chama não tem sombra porque se integrou na totalidade.

Explorador sem experiência

Marinheiro de primeira viagem

Embarquei de perto aberto

Levando só coragem.

16 thoughts on “Sombras

  1. Adail, estava lá no seu blogue tentando comentar que lembrei muito de você quando vi o documentário por causa da cultura judaica. Abraços 🙋🏽‍♀️

  2. Fiquei pensando nessa frase, podemos até ser fracos, mas que o tempo com suas sobras e luzes sopra para nos fortalecer isso é fato. Tudo depende do rumo. Abraços professor🙋🏽‍♀️

  3. Uma das pessoas com mais trabalho está neste momento enfrentando a Covid em situação grave… Imagine como tenho pensado sobre tudo isso. A vida nos dá rasteiras, mas levantamos a cabeça, sacodimos a poeira e vamos lá… 🌹🌷🌺

Diga-me a sua opinião?

%d blogueiros gostam disto: