Solidão e depressão – Em Pauta
O que: Solidão.
Quem: Leandro Karnal
Onde: Mais Você, programa TV matinal.
Quando: 05.11.2018
Por quê: Mais uma vez, obrigada irmã pela dica, não sei o que seria de mim sem essa rede de apoio… Nesse bate papo o filósofo e historiador Leandro Karnal apresenta seu mais recente livro que se trata da solidão, propagandas à parte, o mais admirável de tudo foi escutar a maneira respeitosa e real como trataram do assunto depressão. A solidão pode ter diversas faces, como é tratada no livro “O Dilema do Porco-espinho”, pode ser imposta ou escolhida, produtiva ou corrosiva, mas eu digo, a solidão na depressão mata… A entrevista fala também da solidão na velhice, da solidão online e maneiras para lidar com a solidão. Agora vamos aos destaques da fala do professor Leandro Karnal:
- Essa é uma doença, não é frescura, não é vontade de uma pessoa, mas é algo que precisa de tratamento médico.
- Solidão (não sendo na depressão como doença que é uma doença grave) solidão é uma opção, ou seja, eu escolho a dor mais acessível do que a dor de enfrentar o outro, a dor de me enfrentar socialmente.
- Não tem pessoa que querendo (a não ser no caso de depressão) não saia da solidão.
- Na depressão precisa de médico, é uma questão muito séria, é o grande mal fo século 21, precisa de acompanhamento profissional porque é uma doença terrível.
- Nós temos uma mania de acharmos que dor de cabeça é um problema real e que depressão e bipolaridade são frescuras. Precisamos perder esse preconceito totalmente idiota de quem não equipara doença psíquica à doença física.
Vídeo divulgado pelo canal Saber Filosófico no YouTube.
Skip back to main navigation