Depressão com Poesia

Ser humano, um caminho autoral

O que: O que é filosofia a maneira clássica?

Quem: Prof. Lúcia Helena Galvão

Onde: TEDx Talks Fortaleza

Quando: 28.09.2019

Por quê: 48 mil voluntários ensinando filosofia pelo mundo!

É meus amigos há esperança, uma esperança que ultrapassa a espera e as ilusões. Uma esperança que nos faz enxergar além do que é visto. A verdadeira inteligência é trazer para a prática do dia a dia a humanidade que gostaríamos de viver.

Há anos escuto a professora Lúcia Helena Galvão que fala sobre poesia, símbolos, mitos, responsabilidade social e ação. Ou seja, tem uma visão holística e metafísica (buscando a essência dos seres e a razão de estarmos aqui).

Ao contrário de filósofos niilistas e existencialistas que negam que a vida tenha sentido como: Nietzsche, Schopenhauer, Sartre. Pensamentos nos quais se traduzem bem nessa música do Titãs – Homem Primata.

Não quero dizer com isso que uma fonte é melhor ou pior que a outra, quero dizer que para bebermos água não precisa esperar a sede, nem a seca, é só experimentar o que nos hidrata e rega a Terra…

Sou amante da filosofia, sou transformada por ela desde a adolescência quando “O mundo de Sofia” chegou em minhas mãos e percebi que “Pollyana” ficou para trás. Quando conheci “A Convidada“, de Simone de Beauvoir então a cabeça deu um nó que procuro desvendar até hoje. Isso que é filosofar, procurar sempre caminhos autorais.

O que me encanta não são as teorias, sim as ideias. Tenho muito ainda para conhecer e exercer, por isso, dedico boa parte dos meus dias nesses estudos. Escutando o canal da “Nova Acrópole”, da “Casa do Saber” e do “Café Filosófico” no YouTube. Seguindo os filósofos atuais que admiro. Lendo, lendo e lendo. Procurando a própria lenda.

Não, filosofia não é chata, chato é ser manipulado. Não participar da evolução do pensamento que existiu, EXISTE e existirá é o mesmo que ganhar na loteria e não buscar o prêmio.

Slideshare

Frases da professora Lúcia Helena Galvão:

“A escassez de alimentos é por falta de comida ou falta de solidariedade?

“Não se mede uma pessoa pelo conhecimento que ela teve contato, mas, pelo que ela se comprometeu.”

“O homem vive do que ele assimila não do que ele come”

“O ideal da humanidade é ser humano”

“A morte e a vida é para nos tornarmos humanos”

Agora vamos ao vídeo

%d blogueiros gostam disto: