Depressão com Poesia

Reportagem – Tipos de depressão.

➡️Conheça os tipos de depressão⬅️

Esse link acima é um artigo de saúde feito pela Bibliomed (site de conteúdo médico) publicada no jornal Nortão, no começo desse mês. Lembrando que estamos no Setembro Amarelo, mês de lembrar da prevenção ao suicídio.

A depressão pode levar ao suicídio, os principais tipos de depressão são denominados: maior, crônica, atípica, sazonal, TPM, pesar.  Essa doença afeta as diferentes faixas etárias: criança, adolescente, idoso.  Se cuidem.

Dos livros

Sou muito curiosa, sempre na busca de informações. Depois que descobri que estava com depressão fui conhecer essa adversária. Li o “Mentes Depressivas” da Ana Beatriz Silva, apesar de não ser um livro que me segurou muito, gostei, mas acho que o outro livro dela “Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado” tem muito mais profundidade. Também comecei a leitura do livro “O Demônio do Meio Dia – uma Anatomia da Depressão”, de Andrew Sallomon, esse sim é uma obra prima, ele fala como portador da depressão que saiu pesquisando por todos os cantos (histórico, científico, espiritual) sobre a doença. Traz muitos depoimentos e dá para perceber como cada um é atingido de modos e motivos diversos. Têm uns trechos meio chocantes (obturações de amálgama provoca depressão) e outros que não vi necessidade de publicação (como por exemplo nomes de remédios). Só que ainda não terminei de ler por completo. Depois que melhorei comecei ler diversos assuntos e me dedicar ao blog. Logo volto pegá-lo, e com certeza o recomendo demais. Disse tudo isso dos livros, para contar que esse artigo que indico hoje é digamos um pequeno resumo do que li nesses livros.

Voltandooooooo.

Do Artigo

Os fatos que mais me chamaram atenção no link que hoje sugeri à vocês:

  •  Meninas vocês viram que a TPM está listada lá como um tipo de depressão?  Uhhh Precisamos rever esse conceito. Tenho amigas que saem de si nessa época. Mas nunca escutei nada relacionado. Depois que comecei a terapia, descobri que coincidência, ou não, a depressão acentuou quando decidi parar de tomar o anticoncepcional. Isso entra no citado “medicação de longo prazo”. Coisas de hormônio.
  • Meninos, vocês repararam que apesar das mulheres serem as mais propensas à depressão, são os homens que mais se suicidam? Se cuidem.
  • Não entendi o porquê não foi citado sobre a depressão pós parto e a depressão bipolar.🤔
  • Diferente do que acontecia no passado, hoje a depressão é reconhecida como doença.” Inteiressante isso né, antes era tratada como preguiça e melâncolia, oras rejeitada para o convívio social, oras reverenciada para o trabalho artístico. Hoje é doença…
  • Essa me assustou: Qualquer pessoa que já passou por um episódio de Depressão Maior possui uma chance de 50% de apresentar outro episódio.” Aí, não, não quero nem pensar nisso.
  •  “Infelizmente, cerca de 35% das pessoas apresentam uma depressão crônica que nunca desaparece, nem mesmo com o tratamento adequado.” Não desanimem, mas temos que ter consciência dos fatos. Isso explica porquê uns respondem bem ao tratamento e outros não. Saber se conhecer, é saber se aceitar.
  • Outro ponto que gostei do artigo foi a explicação da depressão no idoso. Vale a pena ler. Idoso temos e seremos um.
  • O problema parece estar crescendo. Neste século, cada geração teve mais episódios de depressão que a anterior.” Hora de rever nossos conceitos.

Bom, se vocês passarem um pente fino nesse artigo, me contem o que acharam inteiressante, do que discordam, o que ficou faltante.

Espero que tudo isso seja útil para vocês. Abraços.

 

10 thoughts on “Reportagem – Tipos de depressão.

  1. Fácil achá-los pela internet. Um comprei e-book, outro li bastante tempo atrás emprestado de uma colega. Obrigada por sua presença e palavras Karol. 🙋🏽‍♀️

  2. Eu amo livros fisicos hehe já estão marcados na minha listinha para o fim de ano —– Vou le-los com certeza! E imagina, seus textos são excelentes e super informativos, e as poesias… se não encantadoras, são muito reflexivos! ♥

  3. Eu também li esses livros da Ana Beatriz e do Solomon. Concordo com você que ela se aprofundou mais na psicopatia do que na depressão e que o livro dele é bem mais completo. Achei bem interessante essa perspectiva dos tipos de depressão. Ótimo post! Beijos🌹

Diga-me a sua opinião?

%d blogueiros gostam disto: