Depressão com Poesia

Medo de escuridão

Pessoa na escuridão, infinito

Medo de escuridão
Velhos costumes
Focados na visão
Dos olhos

Olhos que precisam dormir
Olhos que se alimentam nos sonhos
Olhos cheios de entraves sociais

Medo é um escudo não um dom

É seguro ser você
Não esse que se vê no espelho
Mas aquele que se dispôs a ser
Quando nasceu

Esqueceu?
Você é como eu
Entremeado de complexos e sensibilidades
À resgatar o senso de humanidade

Veio de um breu
Para o berço
Embrião que se juntou em células, corpo e ancestralidade

Há já luz
Para quem se dispõe
A agir na escuridão
Ainda que tateAndo

No escuro procuramos a casa
Cães ladram e a caravana passa*
Nem assim o radar
Silencioso da vida
Deixa de nos direcionar
No meio da escuridão
Haja luz**


* O ditado popular “Os cães ladram e a caravana passa” é utilizado na língua portuguesa, mas sua origem é árabe. Significa que se devem ignorar as provocações que possam impedir o progresso e esquecer as críticas desconstrutivas .

Fonte: site O Observador 04.05.15

Eu não conhecia esse ditado, imagino que seja mais usado em Portugal do que no Brasil. Vocês podem me falar melhor se o conhecem… Ele me apareceu durante a pesquisa para escrever esse poema.

** “Haja luz” é o terceiro versículo do primeiro capítulo de Gênesis, que é o primeiro livro da Bíblia Hebraica ou da Bíblia Cristã, onde se relata a formação do mundo na versão criacionista.

É um dos versículos que mais gosto, sobre o poder da palavra e da manifestação.

3 thoughts on “Medo de escuridão

  1. Olá Cris. Este post seu dá umas longas aulas e conversas nos campos da filosofia, da física, da biologia, da exegese, da teologia… Destaco 3 pontos para divagarmos:
    1º Pelo menos na região em que cresci (Barbacena-MG), o ditado popular em questão é bastante usado.
    2º Assistindo uma série na Netflix The Universete, sobre física, descobri que os astrofísicos hoje estudam a ‘energia escura’ e ‘matéria escura’. Me parece, pelo que o ‘escuro’, neste caso, os dois escuros (energia e matéria), talvez, tenham mais a nos revelar do que a luz…
    3º Gosto sempre de destacar que o livro do Gênesis (pelo menos dos capítulos 1 a 11)apesar de ser o 1º da (s) Bíblia (s), não foi o 1º a ser escrito. Os estudos apontam que ele foi escrito por volta do ano 1.000 A.e.c., portanto, outros livros do Pentateuco como Êxodo e Levítico, por exemplo, já haviam sido escritos antes, além de livros proféticos, que também o antecederam. Não se sabe quem escreveu o Gênesis, mas, como foi escrito no mesmo período de livros sapienciais como Salmos, Provérbios, Eclesiastes, entre outros, escritos por sábios (filósofos judeus) da época, existe a possibilidade de algum sábio ou alguns sábios o terem escrito.

    Desculpe, tão longo comentário, mas, o assunto é instigante.

    1. Nunca tinha ouvido lá no interior de São Paulo. 2. A física quântica ainda vai dar muito o que falar 3. Você é gabaritado para falar desse assunto e nos ensinar 4. Adoro comentários😀🙋🏽‍♀️

Sua opinião agrega: comente aqui 🔄

%d blogueiros gostam disto: