Depressão com Poesia

Marketing para escritores

Fernando Pessoa, o poeta mais conhecido de todos os tempos, usava muitos heterônimos para assinar seus textos como: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, etc.

Entre outros motivos, porque às vezes precisava escrever sobre o que discordava. Escrever o que o povo queria ler. Viver de escrita.

Assumindo outras personalidades (nomes) o que na psicologia chamam de máscaras sociais, ficava mais “digerível” e suportável para o poeta fazer e sobreviver de sua arte.

Ou seja, naquela época (viveu de 1888 até 1935) ele já usava técnicas de marketing.

Parafraseando Fernando Pessoa, posso dizer:

Somos do tamanho do que escrevemos (na história humana) e não das vãs leituras que se esquecem com o tempo”.

Já perceberam como o mercado está aquecido para o marketing voltado para escritores?

Isso quer dizer que o sonho (ou ilusão) de escrever um livro e deixar sua memória no mundo continua mais vivo do que nunca.

Eu mesma já escutei esse canto da sereia. Meio ao mar da autopublicação, descobri a influência tanto do marketing quanto das demandas sociais que nem sempre são aquilo que gostamos de escrever.

Hoje estudando os grandes escritores da humanidade, percebo que a maioria passou pela desilusão do primeiro amor com a escrita.

Estando nesse mar, precisamos decidir se vamos aprender a nadar, viver usando botes infláveis, ou só andar em “terra firme”.

É meus amigos, o letramento é um processo contínuo de tentativas, erros e acertos.

Deixo abaixo alguns canais que abordam sobre marketing para escritores, caso precisem se aprofundar. Mas, cuidado com as profundezas e as correntezas.

Boa sorte.

Canais sobre marketing para escritores

Escreva seu Livro

Casa do Escritor

Carreira Literária

Além disso, tenho um canal no YouTube com mais dicas nas seguintes playlists:

  • Dicas para escrever e ler
  • Ser Poeta
  • Poesias, contos e prosas
  • Som que desperta

Também estou atualizando a página do Facebook e do Instagran constantemente.

Passem por lá, fica o convite 📝

4 thoughts on “Marketing para escritores

  1. Obrigado Cris, pelo despojamento e por ajudar-nos a manter vivos os sonhos (ou ilusões)… quem não precisa de ambos para amenizar as angústias da vida? Paz e Bem!

  2. Já fui leitora crítica de editoras em São Paulo. Perdi totalmente a vontade de vender livros. Ao contrário, cresceu em mim a vontade de ser lida. Abraço.

Diga-me a sua opinião?

%d blogueiros gostam disto: