Finados, o luto não morre, a luta sim.
Hoje no Brasil é feriado do Dia de Finados. Lembro quando criança de acompanhar minha mãe ao cemitério para lavar os túmulos de nossos parentes e enfeitar com flor. Aquilo já era uma tradição que foi se perdendo conforme meu crescimento. Lá eu tive contato com túmulos, valas e ossadas. Algo impensável para a infância atual. Hoje olho para trás e vejo o quanto aqueles momentos foram importantes, que aquilo não significava cultuar os mortos, mas sim respeito à memória de quem fez e faz) parte da vida da gente.
O luto nunca morre, a luta sim. O luto é a marca que pessoas queridas deixaram na gente. No começo é ferida latente, depois é cicatriz que nos faz diferente… É o momento de silêncio que precisamos. É a voz interior que irradia amor e saudade.
Acho importante a gente falar e aprender a lidar com a morte, ter a consciência de que somos mortais, afinal ela é a única certeza da vida. Por isso eu pergunto para você:
O que é a morte?
De novo
O que é a morte?
Flores cantam Poesias
conheçam meu ebook aqui
Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional
Skip back to main navigation
Sei apenas que podemos morrer de vários modos e por partes.
Acho que o por partes é a mais assustadora.
Exato! Você vai tendo consciência das perdas…
A verdadeira morte é a espiritual, quando perdemos a fé a vontade de viver e de cuidar e zelar pelas pessoas q amamos, no dia 15 de dezembro vai fazer 6 anos q eu perdi meu pai as vezes cai a ficha de que ele está mais aqui, não adianta ir pro túmulo chorar não vai fazer diferença alguma, deveria ter feito enquanto vida. Morte é aceitar q algum dia todos vão partir.
Minha mãe sempre foi ligada aos rituais religiosos. Hoje quando falei com ela por Skype e lembrei dos fatos mencionados no post, doeu meu coração em pensar que um dia posso estar sem ela… Mas da vida e da morte somos todos aprendizes.
Cada um reage de uma forma e ninguém quer perder.
A morte, para mim, é o fim de tudo.
Fiquei sem palavras porque sei que dói…Mas, ainda acredito que nossa cultura precisa aprender lidar melhor com a finitude.
Uma perspectiva pode ver a morte como o alívio cômico de nossa existência INDIVIDUAL. Claro, sendo respeitoso com as questões envolvidas e, é só uma perspectiva!
Luto e morte é um assunto debatido na psicologia desde seus primórdios, há muita coisa produzida sobre o tema. Em geral, o que todos concordam é que cada um lida com o luto de uma forma diferente, não é algo determinado. E o luto é parte do ser humano.
Acho que entendi, aquela vontade de sumir, de não ver sentido…isso já é morte em vida. Bom fim de semana 🙋🏽♀️
Bom entender a perspectiva que você traz do lado da psicologia, sem dúvida é uma experiência pessoal e dolorosa.
Bom fim de semana pra ti também! 🙂