Depressão com Poesia

Envelhecer é uma dádiva

O que: Envelhecer, tipos de memória, Alzheimer e sono.

Quem: neurologista Fabiano Moulin.

Onde: Casa do Saber.

Quando: 17.01.2019

Por quê:

Descobri essa nova palavra:

Telômero, as pontas dos cromossomos responsáveis por impedir o desgaste genético.

As pessoas estão vivendo cada vez mais. Nesses dias a psicóloga me fez perguntas que me assustou,

Já pensou como será a sua vida aos 80? O que vai estar fazendo? Onde vai estar morando?

Não, eu nunca pensei, a motivação começa brotar em mim agora…

E você, já pensou nisso?

Então, se quiser estar saudável, disposto e ativo pense em cuidar desses fatores, citados abaixo pelo neurologista, eu já comecei.

  • dieta
  • atividade física
  • sono
  • tratar depressão
  • meditação
  • qualidade relações sociais

Abordarei mais desses tópicos nas próximas postagens.

Toda pessoa tem em sim a possibilidade da prevenção.

Isto está no dia a dia, no prato que se escolhe para comer, no tipo de atividade intelectual que se escolhe para fazer…em que eu presto atenção…e principalmente no cuidado do corpo.

Fabiano Moulin, neurologista.

Além do envelhecimento, o neurologista também abordou sobre os tipos de memória. Sobre o Alzheimer como doença social que pode ser evitada. E da importância do sono e dos exercícios para combater a depressão.



e-books por Cristileine Leão


Flores cantam Poesias: fotografias e poemas

para apreciar a beleza

As Pegadas do Jabuti

para crianças e para quem gosta de autoconhecimento


Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

7 thoughts on “Envelhecer é uma dádiva

  1. Oi, gostei muito do vídeo, já salvei no YouTube, do teu post também, informativo, e para mim duas coisas são mais difíceis, dieta e exercícios. Dieta porque começo e não completo, tento, e exercícios porque bastava caminhar, mas há um outro problema aí que me prejudica, mas não são desculpas. É fazer ou fazer para evitar problemas futuros.
    Abraços.

  2. Oi Mauro, a dieta não traz só o benefício do emagrecimento, mas também da disposição, da autoestima e auto cuidado. Os exercícios é a gente dizendo para o corpo, okay vou te ajudar a funcionar. Mas, vivemos numa época cheia de artifícios e artificiais, vide as prateleiras e o Netflix 😂 Isso demanda muita força de vontade para adquirir hábitos saudáveis. Também estou nessa luta (dieta+exercícios), relaxei demais, agora é correr atrás da saúde física, emocional e mental. Os exercícios são fundamentais para combater a depressão. Meu humor é outro quando prático atividades. Há várias atividades de baixo impacto Mauro, como a natação, yoga, taichi, dança, mas a caminhada é a mais prática e democrática. Não desanime se não a máquina enferruja. Estou num processo de reeducação alimentar, espero logo vir com um post falando mais sobre isso. Abraços. 🙋🏽‍♀️

  3. Eu pensei em mudar os hábitos alimentares, começo, mas volta e meia retorno aos anteriores, aos perigosos. Difícil para mim. Sempre preferi o pilates, mas do jeito que eu queria, não mais. A caminhada é a melhor.

  4. Temos a tendência de voltar ao que é mais confortável, isso é normal, mas há coisas que não dá pra negociar e nem ceder nem com nós mesmos como cuidar da saúde, pois, se não, a conta é cara. O que tem me ajudado demais é ler sobre o assunto, temas como reeducação alimentar, nutrição funcional, formação de hábitos, etc. Buscar apoio também é fundamental. Recomece sempre que preciso até se firmar. Assim que estou agindo. Bom fim de semana 🙋🏽‍♀️

Diga-me a sua opinião?

%d blogueiros gostam disto: