Depressão com Poesia

É fogo!

Fogo é um dos elementos naturais (terra, fogo, água, ar, éter), o qual anda bem latente ultimamente.

Além do vasto incêndio no Pantanal matogrossense, das contantes queimadas na Amazônia, temos vistos pequenos e médios labaredas em diversos pontos do Brasil. Como foi noticiado nas três principais cidades que morei no estado de São Paulo: Taiúva, Ribeirão Preto e Vinhedo, as quais tiveram suas matas incendiadas, animais mortos, plantações desvastadas, pessoas acuadas…

Tudo isso bem na época de Covid quando mais precisamos de ar puro. Na minha visão é mais um chamado da natureza para o homem pirar menos e respirar mais. Mas, não estou aqui para “chover no molhado” e nem para “botar lenha na fogueira”. O que quero é refletir sobre a significAção do elemento fogo.

Historiadores dizem que poderíamos dividir a história humana entre o antes e o depois do fogo. Nutricionistas salientam que nossos anos de vida aumentaram após o cozer de alimentos. Muitas tradições orais foram formadas e mantidas na beira de uma calorosa fogueira…

O elemento fogo é ao mesmo tempo uma força difícil de ser contida e a profunda transformação, é aquilo que faz tudo se reduzir às cinzas para se renovar. O que alastra, o que consome, o que é brilhante, o que irradia, o que ilumina na escuridão,o que seduz, o que vai até a essência.

Dentro de nós ele serve tanto para dar o calor humano quanto para destruição. Há chamas nos olhos, nas línguas, nas mãos. Se todo pensamento é uma criação interna que se externaliza, então:

  • Por que o mundo pega fogo?
  • O que está nos acendendo?
  • Aonde estamos colocando nosso ardor?
  • Por que permitimos tal consumAção?

É fogo!

9 thoughts on “É fogo!

  1. A situação aqui, do Pantanal está cada dia pior. Hoje, tivemos 44º e alguns focos que haviam sido apagados voltou. O homem é o mal do mundo. Infelizmente!

  2. Muito triste essa destruição da natureza em nosso país.

  3. No interior de São Paulo continuam o alerta de altas temperaturas, ontem voltou pegar fogo nas matas em Vinhedo. Minhas amigas falaram que faltam bombeiros e aquela é uma das regiões mais bem abastadas do Estado. Em Ribeirão Preto já foi avisado que passará dos 40 graus também, e é só o começo da Primavera. Os cuidados precisam ser redobrados, especialmente no que se diz respeito ao respeito com a natureza. Menos comodismo, mais ativismo para preservar a Terra de todos. Que as flores floresçam…

  4. “Eu vim para trazer fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse em chamas!” (Lc. 12-49).
    Esta frase foi dita por Jesus num contexto de busca pela purificação, por meio do batismo. Mas, algumas autoridades adoram levar a Bíblia ao pé da letra e estão achando que são Jesus e sapecando fogo na terra.

Diga-me a sua opinião?

%d blogueiros gostam disto: