Depressão com Poesia

Dia Nacional da Consciência Negra

Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra, feriado instituído em vários municípios do Brasil.

Lembro-me quando adolescente nos bancos escolares quando aprendi sobre a escravidão, o navio negreiro, o racismo. Parecia inacreditável um ser humano tratar o outro ser humano daquela forma. Mas, infelizmente, foi realidade…

Olhando para esse passado vexatório podemos perceber que evoluímos, a escravidão (falo da escravidão naqueles moldes e não da escravidão moderna e voluntária…) ainda existe em alguns cantos, mas não é mais legalizada e aceita pela grande maioria da população.

No fundo temos uma centelha de humanidade que nos clama por fraternidade e nessa quero me apegar.

Como tudo nessa vida pode virar poesia, a arte que releva e revela a dor, deixarei para vocês o trecho IV do poema de Castro Alves, lá dos idos de 1880, que expressa a dor e o labor de um povo que foi arrancado da sua terra, a cegueira dos dominadores diante do tráfico humano, e, o mar que tudo suporta.

Poema: Navio Negreiro

Esse poema completo é belíssimo e é facilmente encontrado no tráfego online.

Vamos coMEMORAR.

Viva os negros!


Aqui também o post que fiz em 2017

Consciência Negra


11 thoughts on “Dia Nacional da Consciência Negra

  1. Pois é, não comentei que esse dia foi instituído porque foi também considerado como o dia da morte do Zumbi. O grande líder da libertação escravagista no quilombo Palmares/Alagoas.

    Léo, se quiser tenho um pdf que conta essa história em formato de quadrinhos. Só me passar um email que te encaminho. Não consegui anexar aqui nos comentários. Isso também vale para todos os interessados nesse assunto.

    Aqui segue matéria da DW sobre outro quilombola que resiste no Brasil. Abraços.

    A alma soterrada do Brasil
    https://p.dw.com/p/3TKEZ

  2. Ah, Cris, temo que por estas bandas, o pouco avanço que tivemos, retroceda rapidamente… Acabei de escrever minha coluna quinzenal para um jornal sobre o tema. Quando tiver um tempo leia o que está a acontecer nestas terras tupiniquins..

    FALTA DE CONSCIÊNCIA HUMANA… A charge ao lado é do Cartunista Carlos Latuff, do Rio de Janeiro. Nesta semana, numa exposição na Câmara Federal sobre a Consciência Negra, o Deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), se viu no direito de rasgá-la… Atos como este, cometidos por autoridades políticas do país, apenas demonstra o quanto está arraigado em nossa nação o racismo… E, neste, caso, além do racismo, que por si só é abominável, o Deputado ainda incorreu em falta de decoro parlamentar, o que pode, e deveria levá-lo à cassação…
    (A charge do Latuff, você encontra no google).

    FALTA DE CONSCIÊNCIA RELIGIOSA… Aqueles que ainda não se tocaram sobre o rumo que estamos tomando e os riscos a que estamos submetidos, devem começar a despertar a consciência para os absurdos que proliferam país afora… Como na Câmara Federal, também no dia da Consciência Negra, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Rio de Janeiro, um grupo de jovens católicos conservadores tentaram impedir o padre de celebrar uma missa com abordagem sobre o tema… Sempre me

  3. pergunto: o que este pessoal que se diz Cristão, fariam com Jesus, um palestino, que pelas características da região onde nasceu, provavelmente, era negro? Ao que tudo indica estariam entre aqueles que ajudaram a crucificá-lo…

  4. Apesar dos pesares, ainda sofremos com o racismo estrutural arraigado no seio da sociedade brasileira. Os negros foram “libertos” mas a escravidão e o genocídio da população negra ainda não acabou!

  5. Essa luta não é só no Brasil. Outro dia minha filha perguntou o porquê da maioria dos zeladores da escola aqui serem negros. Essa luta é da humanidade que precisa enxergar a essência e o essencial…

Diga-me a sua opinião?

%d blogueiros gostam disto: