Depressão com Poesia

Cinco

5 são as feridas emocionais

5 são as linguagens do amor

5 os dedos de cada mão

Para o afeto e o sustento

5 os dedos dos pés

Para o leva e trás da caminhada

5 na numerologia é expressão

De movimento e conhecimento

Sincronicamente

Chegam as respostas

Do dito e do não dito

Na memória do tempo

Que nunca

Caduca.


No livro “As Cinco Feridas Emocionais”, Lise Bourbeau, chama de feridas emocionais os comportamentos inerentes ao ser humano; o que pesquisadores como Sigmund Freud, Wilhelm Reich, Gérald Heymans, entre outros chamaram de máscaras sociais, mecanismos de defesa, tipos de personalidade. Segundo a autora as feridas emocionais são:

1. Rejeição
2. Injustiça
3. Abandono
4. Humilhação
5. Traição

No livro é descrito como é o tipo físico, frases comumente usadas, traços de caráter, alimentação e possíveis doenças de cada ferido.

Já o livro “As 5 Linguagens do Amor”, de Gary Chapman, é uma decodificação de como se entender e se fazer entendido nas relações amorosas.

Esse exemplar da foto fala sobre relacionamentos para casais, mas devido ao sucesso esse autor já lançou livros das linguagens do amor para os solteiros, adolescentes, crianças e assim vai de 5 em 5.

A idéia básica é que cada um pensa, sente, expressa e fala de uma forma nem sempre clara e compreensível para os demais, ou melhor, não adianta eu tentar falar contigo em alemão se você não estudou e não tem fluência nessa língua. Fique tranquilo, você não corre esse risco, risos, eu também não tenho apesar de viver aqui há mais de 5 anos.

Esse desconhecimento da linguagem e necessidades do outro que gera a discórdia na convivência. Nem sempre o que você oferece para o outro é o que ele quer receber, e nem tudo o que você recebe é o que afaga seu âmago. Eis a fonte dos desencontros. O dar e receber é uma arte muito estudada nas Constelações Sistêmicas.

As 5 linguagens do amor são:

1. Palavras de Afirmação (eu te amo, você é o máximo)
2. Qualidade do Tempo (paro tudo pra ficar do teu lado)
3. Receber Presentes (cadê minha lembrancinha?)
4. Formas de Servir (enfim nós colocamos a casa em ordem, vamos curtir um filminho?)
5. Toque Físico (hoje tem massagem)

Deixei alguns exemplos entre parênteses para contextualizar, mas as explicações são bem mais complexas e esclarecidas no livro.

Essas ideias vão de encontro com a PNL – Programação Neurolinguística – que leva em conta o canal preferencial de aprendizagem da pessoa, se é mais visual, auditiva ou cinestésica (movimento e toques).

Entre feridas e amor vou me despedindo de vocês por hoje

5, 4, 3, 2, 1

🙋🏽‍♀️

5 thoughts on “Cinco

  1. Sou cinestésico. Talvez, por isso, preciso ler e comentar, caso contrário, é o mesmo que não ter lido…
    Ah! Esquecestes que o 5 é uma de suas asas…

Sua opinião agrega: comente aqui 🔄

%d blogueiros gostam disto: