Cidade grande

Fique segura
Quando a oferta é maior que a procura
O que resta é confiar
Assim é o avanço da vida
Dizendo as regras de cada lugar
Dizendo que o encontro
Do gosto com o bolso
Se dá quando há o buscar
De satisfações e
De ilusões
Numa pequena janela
Entre os arranha-céus
Se desenham
A arquitetura dos tempos
Dos sonhos e
Da sordidez.
Sim, estou atrás de um novo apartamento em Frankfurt, cidade universitária e centro financeiro, ou seja, lugar para trabalhar e estudar muitooo. E, lutar por um espaço para estacionar o corpo e o carro (se tiver). A Alemanha é um país pequeno em território, com pouco espaço para construir. Nos grandes centros é bem difícil achar casas isoladas, geralmente são geminadas, ou, apartamentos.
As funcionalidades dos espaços também se diferem, exemplos: muitas lavanderias são compartilhadas no sótão, ou, coloca-se a lavadora no banheiro ou na cozinha. Por falar em cozinha, é comum alugar imóveis sem móveis de cozinhas (até sem pia), só alugam o espaço, o inquilino compra e depois leva quando mudar. Os interruptores de luzes normalmente é do lado de fora dos cômodos. Não há ralos, só no chuveiro, jogar água jamais; os papéis higiênicos podem e devem ser jogados nos sanitários, as tubulações são preparadas, isso é uma maravilha.
Essas são apenas algumas das curiosidades. Mas, o que chama mais atenção é que a maioria da população mora de aluguel. “Vendem uma ideia que isso aqui é o paraíso, mas, um casal jovem como vocês conseguem comprar um imóvel no Brasil, aqui eu trabalhei a vida inteira e pagarei aluguel até morrer”, disse a senhora que foi minha primeira professora de alemão aqui.
Nas andanças de hoje, vimos muitas, mas muitas reformas e construções. Lembrou-me o Brasil tempos atrás. Vamos ver se tudo isso se sustenta. Vamos ver se até o fim do mês (prazo que tenho para sair do atual imóvel) conseguimos um novo espaço. Torcida e ansiedade…
Fico me perguntando sobre essa necessidade de termos lugares e/ou pessoas para chamar de meu…
Skip back to main navigation
Curiosas curiosidades…especialmente essa do inquilino comprar/transportar os armários e a pia da cozinha!!
Boa sorte na busca de um novo recanto!
Então tu estás a ir morar na cidade da famosa escola? Escola esta, hoje demonizada por aqui em terras tupiniquins? Como dizem: conta tudo!
Vou responder com a reportagem mais “fresquinha” que li sobre Adorno:
Cinquenta anos após sua morte, Adorno continua atual
https://p.dw.com/p/3NSQD
Sem falar que a prestação de serviços é caríssima por aqui…
Hoje tivemos mais sorte na procura😃 obrigada Dulce e tenha um ótimo fim de semana 🙋🏽♀️
A lerei para atualizar… obrigado.