Árvores são supremas.
Tenho um quê com árvores que não sei bem da onde vêm, mas tenho aprendido que não é tudo que tem explicação.
Na última visita da sogra nas bandas de cá, pedi que trouxesse revistas. Entre elas veio a Bons Fluídos edição de agosto desse ano. Quando olhei pensei iii mais uma revista de mulherzinha, de auto-ajuda ou qualquer coisa assim. Ledo engano.
A primeira reportagem que li foi essa “A Linguagem da Floresta” com a entrevista de um engenheiro florestal aqui da Alemanha, que publicou o livro “A Vida Secreta das Árvores” (editora Sextante). Ele afirma que as árvores têm sentimentos, cuidam uma das outras e conversam entre si. Enfim, alguém colocou em palavras meus pensamentos.
“A exemplo das árvores, devemos sempre apoiar os mais fracos, os mais pobres e as pessoas mais velhas”. Peter Wohlleben.
Vira e mexe falo da floresta para vocês aqui no blog. Felizmente na atual Alemanha, aa florestas são preservadas, bem sinalizadas e fazem parte do cotidiano do povo.
Mesmo em extrema temperatura dá para se ver gente caminhando ou pedalando por lá; deslizando ou construindo bonecos de neve com as crianças. No verão é uma festa de gente e passarinho…
Agora entendo o porquê há tantas estórias infantis alemãs nos caminhos da floresta.
Para mim, especialmente quando eu estava bem ruim da depressão, as árvores da floresta me impulsionaram a respirar e ouvir melhor. Entrar lá, sozinha, com seus medos, e sair leve.
Perceber que sim, elas vivem em comunidade conforme ressaltou esse engenheiro florestal na reportagem. Que sim elas fazem de tudo para sobreviver e se proteger. Que sim podemos ter boa convivência e respeito à natureza. Tudo isso é motivo de gratidão e respeito.
Mas, escrevo tudo isso para dizer que é muito mais do que imaginamos – as árvores são muito mais do que podemos pensar e sentir. Árvores são supremas.
Para tentar traduzir melhor meu sentimento, vou compartilhar a impressionante descrição do que representa uma árvore feita pelo blog Fluxos e Cortes nesse belíssimo post A Alquimia das Árvores.
Ficarei imensa grata se vocês me disserem o que as árvores representam para vocês.
Abraços de puro respirar.
Skip back to main navigation
Pra mim significa vida o ar q respiro, o fruto q sacia a minha fome e uma sombra gostosa pra se deitar e sonhar.
Eis a voz de Um Novo Olhar. Obrigada🙋🏽♀️
Que delícia de post Cristileine! Eu me considero um verdadeiro “Zezé”, da obra de José Mauro de Vasconcelos, “O meu pé de laranja Lima”. Sou daqueles que converso com elas, e que recusava-me a tatuar corações apaixonados em seus troncos por achar que era um tanto dolorido. A minha infância foi em cima de árvores deliciando-me de seus frutos. Ao dizer que as árvores da floresta te impulsionaram a respirar e ouvir melhor, lembrei imediatamente de uma frase minha: ” Se estiver verde de raiva, caminhe e faça fotossíntese”. Árvore é ar…é vida! Obrigado minha querida amiga… beijo no coração!
Representam tanto, mas tanto, que neste momento sinto uma profunda tristeza, uma dor, quando penso nos milhares de árvores, especialmente de espécies autóctones e por isso importantíssimas no nosso ecossistema, que arderam este ano nas florestas do meu Portugal.
Algumas terão força para se regenerar, mas a maioria não. E isso é triste, doloroso e difícil de aceitar, especialmente para pessoas como eu, que encontram Vida e respostas em cada recanto da natureza. E também nas suas árvores!
Puxa! Definiu direitinho o que penso e sinto em relação a elas. São soberanas! Dignas de respeito! E me sinto em casa no pé, debaixo ou em cima de uma.
Não me recordo se já lhe falei, mais eu tive depressão ano passado, e devo terminar tratamento no início do próximo ano. Estou a dizer isso, pq o contato com a natureza, sobretudo ir a lugares com árvores tb fazia me bem. Eu tinha tb 10 árvores de frutos em minha antiga casa, e fazia me tão bem cuidar daquelas árvores. Uma natural e importante terapia.
Querida, que texto singelo e afetuoso! Jung diz que as árvores representam a conexão da terra com o infinito: é equilíbrio e harmonia. Mais uma vez, me sinto muito grato por ter podido tocar o coração de alguém tão sensível. Obrigado pelo apoio! Beijo grande!
Nossa, que livro você lembrou! Me levou à infância. Vou começar usar sua frase. Abraços querido Sandro.
Dulce, quando visitei aí percebi que era uma grande preocupação dos nativos. Falavam das mortes de pessoas e da natureza, falavam da irresponsabilidade humana, da qualidade do ar… Espero que todos entendam o que você disse ” árvores são vida e resposta”. Obrigada por comentar🙋🏽♀️
Adoro ver cada foto sua nos posts no meio da natureza. Abraços Alda.
Está aí, os psicólogos podem indicar contato com as árvores, estou certa que fará tremenda diferença. Terminaremos o tratamento no mesmo período. Depois…vou precisar do suporte de muitas árvores risos. Abraços 🙋🏽♀️
Que isso, me sinto privilegiada com o encontro do seu post que me criou imaginação. “Equilíbrio e harmonia” para aí que olho agora. Abraços 🙋🏽♀️
😍
Republicou isso em Revista Humana.Mente.