Depressão com Poesia

A tristeza transforma, a depressão paralisa – livro

Compartilho uma indicação de leitura para quem quer (ou precisa) saber mais sobre a depressão, a obra “A tristeza transforma, a depressão paralisa”, do psquiatra Neury J. Bodega.

O primeiro contato que tive com esse profissional foi em um vídeo que algum tempo atrás sobre os três passos para a prevenção de suicídio:

  1. Repare no risco (observação) – mudanças de comportamento, isolamento, irritação, etc.
  2. Ouça mais, fale menos (atenção) – sem conselhos vagos, cobranças, julgamentos, comparações, etc.
  3. Conduza ao tratamento (ação) – o depressivo está em transtorno, com sofrimento acentuado, sem adaptação social, sem iniciativa, etc. Precisa de ajuda, conduza-o ao médico.

Daí tive interesse em conhecer mais sobre seus pensamentos, encontrei a obra citada acima em audiolivro na biblioteca virtual de um aplicativo que eu assino.

Foram mais de sete horas gravação, o que significa que é um livro repleto de referências científicas, histórias da vida real, formas para a prevenção e tratamento, esclarecimentos médicos, etc.

O livro está dividido em partes conforme o interesse do público. A primeira parte é para os depressivos com capítulos mais curtos e objetivos. Depois para familiares, aí passa para as explicações teóricas.

Seguem algumas dicas práticas:

O maior inimigo do bom é o ótimo (cuidado com seu nível de exigência)
• A depressão tem caráter transitório (tudo passa)
• Mude a postura, a posição, do corpo e da ação quando perceber os sinais de auto depreciação (movimento)
• Ensaie os pequenos passos da mudança, respeite suas limitações (devagar e sempre)
• Mudar a lente para o foco nos seus pontos positivos, nas realizações já alcançadas (gratidão), nos objetivos de vida (sonhos).
• Cuidado com o dr Google, ele não pondera informações e têm pouquíssima experiência clínica.

O escrito entre parênteses são meus comentários baseados na experiência própria.

Precisamos das crises e dos sentimentos de tristeza para evoluir, por isso, é fundamental saber distinguir entre estar entristecido por causa de uma situação de vida, sinal de que é preciso mudar, ou, estar sofrendo de uma depressão clínica, mais persistente e dolorosa, uma doença que nos paralisa e nos impede a transformação – Neury Botega.

Junto com os livros “O demônio do meio dia“, de Andrew Solomon, e, “Mentes Depressivas“, de Ana Beatriz Barbosa, esse livro é com certeza uma referência na area de saúde mental.


Sobre o autor Neury Botega,

Graduação em Medicina com Residência Médica em Psiquiatria. Doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado na Universidade de Londres. Principais livros publicados: Prática Psiquiátrica no Hospital Geral; Crise Suicida; A Tristeza Transforma, a Depressão Paralisa. Fonte: Currículo Lattes.

5 thoughts on “A tristeza transforma, a depressão paralisa – livro

  1. Que ótimo saber disto. Sou novata lá, estou adorando . Estou no Comitê Vozes e 60+… qual você? Bom final de semana. Abraços

Sua opinião agrega: comente aqui 🔄

%d blogueiros gostam disto: