Aprendizados da depressão


Quando estoura a bolsa e escorre o líquido amniótico é preciso nascer, é um caso de vida ou morte, aqui estamos porque escolhemos a vida.

Em 2017 quando comecei esse blogue foi uma iniciativa de renascimento, tinha acabado de ser diagnosticada com depressão grave e precisava falar para quem quisesse me ouvir, no caso ler.

De lá pra cá não parei de falar através das letras, da postura, da busca, do olhar e por incrível que pareça até através da voz.

Fiz tantas sessões com psicólogos e psiquiatra que resolvi estudar e me especializar na área de terapia holística, nesse ano comecei o curso de pós graduação em Psicologia Transpessoal e estou muito satisfeita com mais esse ensinamento.

Vocês ainda vão ouvir falar muito dessa nova força da psicologia que engloba tanto o comportamento humano (mental/emocional/sensações), quanto a sua espiritualidade (intuição/graus de consciência) e sua inserção global (social/cultural). Analisando o ser integral, como um todo, e não apenas suas partes fragmentadas.

De divã em divã, de diva, de dúvidas e divagações, o que posso afirmar de aprendizado desde que iniciei o tratamento, a busca, o estudo, a cura é o seguinte:

  • Depressão não tem começo e nem fim, explico, a vida é feita de desafios que precisam ser tratados fio a fio, dia a dia, tudo o que sabemos é pouco diante de tudo o que temos para evoluir, a beleza está na descoberta e no despertar.
  • Um antídoto contra o vitimismo é a autoresponsabilidade (ser responsável por seus atos), mesmo na dor temos escolhas e consequências. Alimente mais a alma do que o ego, pois, que pena é a pena, da pena da vítima.
  • O infinito não tem pressa, então, nossa ansiedade não muda nem uma vírgula em favor de resolver a situação, take easy (pega leve).
  • Podemos controlar só o que nos diz respeito: formas de pensamentos, emoções e atitudes dos outros, são deles mesmos, não te representam, não leve tudo para o lado pessoal, olhe as circunstâncias e as dores que esses outros carregam.
  • Não se assuste com o que vou dizer agora, mas tudo o que você fala de outrém para o seu psicólogo, terapeuta, amigo, confidente, guru, na verdade você está falando de você mesmo. Ohhh! demorei muito tempo para descobrir esse mecanismo de defesa. Espelho, espelho meu…
  • Mas não se culpe, só existe sombra onde há luz, a vida é feita de oposição, opósitos e propósitos para desvendar.
  • Somos espírito imortais, num contexto de temporalidade, seres inacabados, incompletos e que dependem um do outro, então, ame, ame, ame, amém!

7 comentários

  1. A vida nos traz eternos desafios… aprender com todos eles, faz parte… nos conhecer melhor e buscar saber como enfrentar cada um deles é a melhor saída.
    Entre os altos e baixos caminhamos. Que sua busca continue te fortalecendo… paciência e resiliência sempre… fico feliz que esteja conseguindo. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Um dos aprendizados foi justamente esse: troque a palavra problema por desafio… O caminho do autoconhecimento não é suave, mas é salutar. Obrigada por ficar feliz com essa minha passagem. Abração🦋

    Curtir

  3. O infinito não tem pressa, como somos finitos, para quê, ansiedade? Seria para tentar abarcar o infinito? Lévinas, amaria ler isso. Eu amei ler de forma levinasiana…

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s