Normalidade

Notáveis normais

Esperam a vida

Voltar ao normal

Notoriamente

Não notam a própria

Normose*

Enquanto os dias

Nos norteiam

Entre os nós

Da norMALidade

Rumo ao SER nós

Não só eu

Na mente.


Quando escuto pessoas como Roberto Crema falar, presencio a diferença entre inteligência e a sabedoria. Admirável!

“O problema é a normose, é a gente que não se importa, é a desumanidade”,

Roberto Crema, reitor da Unipaz.

*Normose = patologia da normalidade.


Preste atenção nos seus sonhos, quando eu morava em Curitiba e passava pela Universidade Livre do Meio Ambiente, via lá o tanto de cursos oferecidos pela Unipaz e pensava um dia vou estudar aqui. Mas, na ocasião com duas crianças pequenas e longe dos familiares… esquece. Por lá também nasceu minha vontade de tornar-me vegetariana, mas vira e mexe descíamos a serra para comer barreado em Morretes, prato típico do Paraná, um guisado de carnes.

Passados quinze anos, eis que estou num curso de pós graduação em Psicologia Transpessoal da Alubrat (instituição que nasceu da Unipaz) e recebo nos materiais as palestras e livros de Roberto Crema (o da Normose eu já habia lido lá). E eis que não como carne há quase dois anos.

Quando me dei conta disso fiquei muito surpresa e grata, o Universo conspira a nosso favor e nos devolve mais dos nossos desejos sejam eles bons ou ruins. A vida é um espelho!

Nesses dias sai para jantar com uma amiga depois ela me escreveu, escuta você colocou botox? Achei sua pele tão boa. Sorri e acolhi o elogio, logo respondi, não, só mudei a alimentação, prático yoga em casa e procuro paz. A paz de Crema, a paz é um creme que precisa ser usado todos os dias.

5 comentários

  1. É lógico que não poderia vir comentar aqui antes de assistir / ouvir atentamente o Roberto Crema e concordo plenamente com você Cristileine… simplesmente admirável! Mais admirável ainda é este estranho sorriso de contentamento a cada postagem sua… muitas vezes sou tentado a escrever algo mas o silêncio se faz necessário para que o “sentir” tome posse de mim! Obrigado por existir, gratidão por compartilhar! Que seu fim de semana seja abençoado e feliz… (sem normose, é claro!)… grande beijo no coração de todos!

    Curtir

  2. Acordar com uma mensagem dessa é um bálsamo! Obrigada também por compartilhar sua existência e experiências comigo. Sandro meu amigo, “esse estranho sorriso de contentamento” nas postagens é de quem percebeu que até para o sofrimento podemos olhar de outra forma… por incrível que pareça estou passando em um dos momentos mais difíceis da minha vida… tento elaborar as ideias na escrita. Por essas e outras demandas ando te pentelhando menos, quase não acompanho os blogues, estou exercitando ser paz e ciente. E peço um pouco de paciência que logo estaremos cantando por aí. Saudade, Sandro, saudade 💐

    Curtir

  3. Não posso nem imaginar qual seja este” momento mais difícil da sua vida ” mas percebo com clareza que podemos sim, olha-lo de outra forma. Apesar de dolorido, há sempre um crescimento espiritual. Também não tenho estado muito presente nos blogues mas sigo te acompanhando…estou com saudades também . Beijo no coração de todos… precisando estou caqui rsrsrsrs. Que seu fim de semana seja abençoado e feliz!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s