Balanço da depressão

Fiquei pensando em alguns mitos e verdades sobre a depressão. Deixo minhas opiniões, você pode acrescentar as suas.

O balanço é contínuo e diário, e, não esporádico e anual. Quero dizer com isso: a vida é luta.

• Depressão é invenção moderna – Mito, anteriormente a depressão era chamada de melancolia, bile negra e outros nomes.

Leia a reportagem da Revista Super Interessante – História da Depressão – edição de 23/04/2017.

• Depressão tem cura – Cuidado com a venda de formulas milagrosas, seja através de chás, antidepressivo ou rezas. Há fatos que não precisa procurar a cura, é a aceitação e convivência procurando o maior bem estar possível dentro de cada situação.

Hoje a depressão é diagnosticada como uma doença, mas, acredito que no futuro irão progredir as descobertas de tratamentos além dos ajustes hormonais e incentivarão os ajustes psicossociais.

• É possível sair da depressão sozinho? Como diria na minha terra duvidodeudó. Falo por mim. Fui de igrejas até psicólogos e psquiatras.

Sigo as recomendações que considero sensatas. Comecei cuidar da alimentação, praticar esportes, procurar sintonia com o divino, fazer o que me faz bem (poesias), educar meu olhar para ver o lado bom dos acontecimentos e pessoas, vigiar os sinais de alerta, etc.

Estou me sentindo na minha melhor forma, mas, sou categórica se não fosse por meu querer e esforço nada tinha mudado. Trocar hábitos, pensamentos e comportamentos que foram moldados anos luz, não é nada fácil, mas é empoderador. Cada conquista é um sinal de que podemos usufruir o melhor de nós.

• O depressivo tem a autoimagem distorcida? Verdade, só para se ter uma idéia sempre me achei péssima companhia e nesses tempos fazendo um exercício de autoconhecimento enviei algumas perguntas para uns amigos e parentes e fiquei surpresa, uma das qualidades que mais destacou foi divertida. Nunca pensei isso de mim mesma…

• O depressivo gosta de ser vítima – isso depende da personalidade e do estágio da depressão. Até os ditos “saudáveis” se põe nessa condição. Na depressão severa a pessoa não liga nem com a própria vida, acha que vai se preocupar com cenas e julgadores?

Por muito tempo usei o papel da lamuriação, hoje definitivamente não quero isso pra mim. Não preciso do olhar de dó, preciso de olhares empáticos. E nem tenho mais vergonha de dizer como penso. Sou cheia de sombras e luz. Hoje olho mais para a luz. Não como forma de redenção, mas como sinal para iluminar meus passos diários.

15 comentários

  1. A vida é luta e um eterno renascer, dádiva do presente que nos é dado a cada novo minuto desta vida de lutar e conquistar a harmonia

    Curtir

  2. Eu só a acrescentaria, que quando a depressão leva ao suicídio, então todos, ou quase, procuram um culpado.

    Curtir

  3. Que excelente e necessário relato sobre o seu sentir! Esclarecedor, para mim, em muito pontos! Nas minhas reflexões exercito muito os sentimentos aflorados! Antes de conversar com o outro, converso comigo mesmo, para me perceber e se estou me vitimizando ou não, pois para quem “sente a vida” e não simplesmente vive, como nós, somos vistos pelos outros como os ‘vitimizados’. E às vezes estão com a razão, mas não sempre! Estar em contato com outras pessoas pelo blog e escrever me ajuda nas minhas tristezas e angústias, me acalmando e é meu calmante nas grandes excitações da vida. Por isso, hoje ho agradeço!

    Curtir

  4. Geraldo li sua mensagem ontem, reli hoje e ainda estou a refletir nela… tão intensa! Muitas vezes é complexo mesmo explicar o que se passa, mas, colocando em poesia (poemas, pinturas e todo tipo de arte) parece que nos acalma e faz prosseguir… Por essas e outras lhe desejo que o ano que chega seja bem criativo. Estarei como sua leitora. Abraços 🙋🏽‍♀️

    Curtir

  5. …é uma reflexão constante! Como diz o poeta: ‘é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte’ (Divino Maravilhoso – Caetano Veloso). Obrigado pelas felicitações que você tenha um ano de conquistas continuadas. Seguimos juntos !! Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s