Dia mundial de prevenção do suicídio

O que: Cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano, segundo a OMS

Onde: DW Brasil – Saúde

Quando: 09.09.2019

Por quê: Se analisarmos bem esses dados recentemente divulgados pela Organização Mundial da Saúde, OMS, veremos que o suicídio não escolhe classe social. A maioria dos países que estão no topo das taxas, passam (ou passaram) por problemas sociais e políticos que se arrastam por anos. Sendo o continente americano, que inclui EUA e Brasil, onde mais cresce as taxas de suicídios.

Penso que o consumismo, o extremismo, a concorrência e o exibicionismo tenham tudo a ver com essas ocorrências.

Os homens são os que mais se suicidam Vejo isso por dois fatores: a pressão social de ser o provedor e a dificuldade de lidar com os sentimentos e com a dor. O homem que não chora e não fala, se perde.

Muitos pais têm medo que seus jovens filhos entrem para o mundo das drogras ou morram em acidentes, sem se atentar que o suicídio é tão prejudicial quanto.


Por falar nisso, estamos no Setembro Amarelo, campanha Brasileira para a prevenção de suicídios. Tenho algumas postagens dos anos anteriores. Só fazer uma pesquisa por aqui. Essa campanha foi criada pelo CVV e outras instituições, pois,

Hoje, 10 de setembro, é o DIA MUNDIAL DA PREVENÇÃO DE SUICÍDIOS.

A cor amarela foi escolhida porque um jovem americano, Mike Emme, de 17 anos, tirou a vida num carro Mustang amarelo. Seus amigos e familiares começaram distribuir fitas amarelas para lembrar a dor de Mike e dar suporte à quem passava pelo mesmo. Assim, começou essa campanha que se alastrou ao mundo.


Falamos de pais, agora vamos falar de país. Como nosso país tem trabalhado nas medidas preventivas? Falo tanto dos governantes quanto da sociedade civil.

Reduzir acessos pelos quais as pessoas podem se matar (armas, janelas, venenos, remédios) é também reduzir as decisões impulsivas.

Lembrando sempre que a luta do suícida é com a dor e não com a vida.

800 mil famílias padecem por ano por causa desse tipo de morte.

Resumo dos dados da reportagem:

  • A cada 40 segundos uma tira a própria vidase.
  • O suicídio fica atrás apenas das mortes no trânsito (entre jovens de 15 a 29 anos).
  • A maioria dos suicídios acontecem em países de baixa renda, mas, a maior taxa de suicídios são nos países ricos.
  • Guiana, Rússia, Lituânia, Uganda, Lesoto, Sri Lanka, Coreia do Sul, Índia e Japão são os países onde as pessoas mais se matam.
  • Os homens se suicidam mais que as mulheres.
  • Houve uma redução da taxa global de suicídios (exceto no continente americano).
  • Reduzir o acesso aos meios de tirar a própria vida é a melhor maneira preventiva.
  • As Nações Unidas têm como objetivo reduzir em um terço a taxa global de suicídios até 2030.

“Cada morte é uma tragédia para a família, amigos e colegas.

Suicídios, porém, são evitáveis. Pedimos a todos os países que incorporem estratégias comprovadas de prevenção ao suicídio nos programas nacionais de saúde”,

“É importante trabalhar com jovens nas escolas, ensiná-los como superar os problemas e situações estressantes”

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Leiam a reportagem completa no DW Brasil aqui


Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

7 comentários

  1. Tentei e não consegui ser membro do CVV. Não devemos parecer altruístas, mas sim, sermos altruístas. Uma provação e tanto.

  2. CRIS,

    Sei de tudo isso. Fico calado, porque o que eu sei de suicídío de crianças e adolescentes, no mundo inteiro,não é brincadeira. Não estudei à toa, não.

  3. Tenho lidado com pré-adolescentes e adolescentes diariamente com tendências suicidas nas escolas onde trabalho. Corte nos pulsos já virou rotina… tenho conseguido ajudar alguns a superarem estas adversidades, mas, principalmente na escola pública a ausência de suporte de profissionais como psicopedagogos e assistentes sociais impede que o trabalho seja mais eficiente.

  4. Infelizmente cada vez mais comum essa situação, e a omissão é tão grande que às vezes penso que estão querendo fazer um limpa deixando os homens se digladiar uma ao outro e a si mesmo…

    O importante é que existem profissionais como você. Estou preparando uma reportagem que fala desse assunto. Logo mais publicarei. Força e fé 🙋🏽‍♀️

Que tal deixar a sua opinião?