Os implacáveis

Nada fica como é. Pedra sobrevivente de 2000.

Tudo o que sei dele é que veio de Gibraltar num navio. Fazia parte dos brancos europeus que viriam substituir os negros, vindos anteriormente com o Navio Negreiro, para o “progresso e ordem” da nova Califórnia brasileira.

Cabelo de fogo, briguento e marrento. Ganhou nome de rua na cidade.

– Mas o que ele fez de importante?
– Não sei.
– Criou todos os filhos sem nenhum virar bandido.

Fala sério, ainda continuam acreditar nessas histórias contadas de bandido e mocinhas.

Que pena! Não sabem ler. Mas, isso não significa que são idiotas. Há saberes que só mastigamos com terra e suor.

Todavia, se a maioria não olha para alguns seres humanos durante o seu curso de vida, quem dirá na morte. Quando nossa presença é fadada ao esquecimento, mas, às vezes, duram as idéias e os ideais. Duram sim.

Por um tempo, o nome daquele bravo homem bravo continuará na placa da rua, na placa do túmulo, no placar de erros e acertos dos filhos. Os quais continuam lutando para acreditar que o Brasil tem jeito, além do jeitinho.

Esses anônimos e destemidos brasileiros são os implacáveis, pois, mostram (mostraram) na pele e nos ossos toda a nossa apática mazela social.



* Sou da região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, lugar que já foi chamado de a Nova Califórnia brasileira. O que mudou drasticamente depois da passagem de prefeitos como Antônio Palocci e Dárcy Vera. Política à parte, mesmo porque o prato do dia não é um dos melhores… Se voltarmos na história veremos que nos primórdios nem podiamos cozinhar. Hoje podemos saborear do doce, do amargo, dos enlatados, dos artificiais. Porém, se observar bem o guisado verá que são os destemidos anônimos quem abrem as matas homeopáticas do Brasil.

* A foto, que faz parte das fotomontagens que publico no Insta, foi feita numa praça de Frankfurt. É uma anedota ao fim do mundo que disseram ser em 2000. Os céticos diriam que o mundo acaba quando morremos. Eu diria que depois da vida de uma pessoa “nada fica como era antes”. Nascemos com esse efeito de mudança em tudo e em todos.


Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s