O que você quer mesmo?

Quer mesmo superar, ou ao menos, conviver suficientemente bem com a depressão?

Se sim, divido essas dicas que aprendi na prática:

  1. Não se faça de vítima, todo mundo tem desafios. Se te falta energia, é compreensível, mas não permita resumir-se em uma depressão. Procure tratamento.
  2. Volte a pensar no valor da sua vida, para você, para os que te amam, para o mundo que precisa de ações.
  3. Procure insistentemente o que te motiva, o que te põe para frente, o que te faz sentir prazer de ser quem é. E, quando achar, não abandone a motivação. Dê mais motivos para essa ação.
  4. Quando se reencontrar, faça o exercício de olhar para o outro. Para os que estão bem, para te inspirar. E para os que estão mal, pois, tem muita gente precisando da sua ajuda agora. O exercício de se colocar no lugar do outro nos faz ensinar e aprender.
  5. Volte para o corpo, isso mesmo, se olhe com mais carinho, cuide da alimentação e da movimentação do corpo e da mente. Escolha trazer saúde para sua vida.
  6. Ainda falando de escolhas, cada escolha uma consequência. Está preparado?
  7. Tenha coragem de assumir às rédeas da sua vida. Ela é única, ela é sua, ela está aqui e agora. Então, melhor o planejamento do que ser levada ao vento.
  8. Aprenda a dizer não, aprenda a dizer sim, aprenda a dizer.
  9. Se perdoe, se corrija, se entregue, recomece.
  10. Respeite seus limites, a Terra é uma piscina com borda infinita, você não.



e-books por Cristileine Leão


Flores cantam Poesias: fotografias e poemas

para apreciar a beleza

As Pegadas do Jabuti

para crianças e para quem gosta de autoconhecimento


Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

4 comentários

  1. Infelizmente a depressão afeta muitas pessoas hoje em dia. A situação faz com que ele atire em um número perturbador. É por isso que seu artigo contribui para lidar com essa doença. Estas são dicas que podem dar alívio para sua cura. Um bom artigo

  2. Poderão ser dicas para quem pretenda superar ou viver o melhor possível com a depressão…mas eu acrescentaria que, na sua essência, são dicas fundamentais para todos nós, os teoricamente “saudáveis”! Sem a atenção que todas elas têm em latência para o que se passa dentro e fora de nós, a vida simplesmente “fugiria” do nosso controle.
    Não será?

Que tal deixar a sua opinião?