Leituras da vida, dicas de blogues

Olá,

Vira e mexe compartilho com vocês trabalhos de outros blogueiros que acrescentam no nosso pensar.

Dessa vez serão postagens relacionadas à saude mental, especialmente sobre a depressão: dica de livro, de cuidados pessoais, de conviver com o luto e escrever sobre as lutas, e, de como ser estrangeira afeta nosso humor e hormônios.

● Do blog O Miau do Leão – resenha do livro “Uma mente inquieta”, de Kay Redfield Jamison. É um testemunho pessoal da autora com a doença maníaco depressiva, ela também é reconhecida internacionalmente na área de psquiatria. Amanhã é feriado, dia de uma boa leitura eh!

A depressão prolongada esgota os relacionamentos através da suspeita, da falta de confiança e de amor próprio, da incapacidade de aproveitar a vida, de caminhar, conversar ou raciocinar normalmente, da exaustão, dos terrores noturnos, dos terrores diurnos.

● Do Blog Antidepressivo, dicas Ale Barcelos, essa moça é uma graça, especialmente o jeito positivo que ela fala sobre como lidarmos com a depressão. Nesse vídeo ela ensina como a maquiagem pode ser antidepressiva. Eu tenho um jeito todo melancólico, aí vêm os posts dela e diz “arriba menina”. Às vezes ela parece a minha psicóloga.

● Do blog P.R. Cunha escritor, filósofo e fotógrafo. Só posso dizer esse rapaz escreve, e escreve muito bem. Com direito à premiação em Portugal e tudo mais. Alguns dos seus textos são relatos pessoais sobre o luto e a luta de viver. Seus personagens são incríveis, sempre temos um pouco de Carlos e Helena nesse parque da diversidade. A escrita de PR Cunha é um tanto quanto elaborada, por toda a bagagem pessoal e cultural que esse ele trás.

● Do blog Mães Brasileiras pelo mundo, post Síndrome de Ulisses; o sentimento de quem imigra, texto de Denize Cenci. Para quem é estrangeiro como eu e …

Por isso, muitas vezes as pessoas (imigrantes) desenvolvem problemas como depressão, transtornos de ansiedade, pânico, estresse pós traumático, e outros problemas que podem estar associados a imigração, estes sintomas foram descritos e caraterizados na Síndrome de Ulisses, descrita pelo psiquiatra pesquisador Joseba Achotegui em 2000.

● Voltei para acrescentar Uaíma, do Darlan M. Cunha,com o post Inconsciente. Gosto de lê-lo porque às vezes o entendo e noutras não entendo nada. Falo do Darlan e do Inconsciente, se é que você me entende. Risos.

Espero que vocês se deliciem com essas leituras da vida.

Bom feriado e abraços cristalinos,

🙋🏽‍♀️ Cris.


Flores cantam Poesias 🏵fotografias e poemas

e-book por Cristileine Leão


Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

11 comentários

  1. Ah eu fiquei arrepiada em ser citada,muito obrigada,de coração!Eu amei os outros blogs citados também,especialmente a história de Carlos e Helena.
    Sua iniciativa é extremamente generosa com os vizinhos de escrita,eu estou amando acompanhar seu conteúdo.
    Beijos.

    Curtido por 3 pessoas

  2. Adorei as recomendações. Eu encontrei seu blog pesquisando na barra de busca do WordPress porque estava buscando blogs que fossem do mesmo nicho que o meu.

    Meu blog é um blog pessoal que também fala de psicologia e saúde mental da perspectiva de um portador de transtorno bipolar e também publico poemas.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s