Dia Nacional do Livro Infantil, dicas de livros brasileiros para crianças

Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de abril – essa data foi escolhida por ser o dia que nasceu o escritor Monteiro Lobato.

Mesmo que muitas crianças não tivesse acesso aos seus livros na infância, como eu, invariavelmente foi tocado por suas obras atráves da TV nos programas do Sítio do Picapau Amarelo ooo. Visconde de Sabugosa, Cuca, Tia Nastácia, Saci Pererê e demais personagens redigidos ou revividos por Monteiro Lobato.

De lá para cá a literatura infantil brasileira evoluiu muito e é reconhecida internacionalmente atráves do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen, que é como o Nobel da literatura infantil.

O Brasil já recebeu esse prêmio três vezes: pelas escritoras Ana Maria Machado (2000) e Lygia Bojunga (1989) e com o ilustrador Roger Mello (2014).

Sem falar que temos excelentes escritores que também são ilustradores (que tudo!) como Ziraldo e Eva Furnari. Ainda destaco a importância para a popularização da leitura infantil que vem sendo os gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Souza.

Pesquisando mais sobre esse mundo para escrever meus livros infantis, percebi o tanto esse mundo é repleto de vida pulsante.

Ler um livro infantil nos remete ao mundo da imaginação, torna os dias mais leves e criativos. Ler para uma criança é dar-lhe a oportunidade de escrever seus próprios fins e afins.

Enfim, vou deixar minha “paixonite” de lado e indicar livros para a criançada.

5 livros brasileiros que li e recomendo

Flicts, de Ziraldo – paixão número 1 da minha filha, um livro todo falando através das cores e de suas relações. Flicts recebeu dedicatórias do poeta Carlos Drummond de Andrade e do astronauta Neil Armstrong (o primeiro homem que pisou na lua).

Flicts, Ziraldo

Não Confunda, Eva Furnari“não confunda carrapato com colega chato”, risos, fiz esse versinho só para entenderem a dinâmica do livro. É muito bom para estender a brincadeira após a leitura.

Não confunda, Eva Furnari

O livro do Enrola Língua, de Ciça – o nome já diz tudo são travadinhas – um trigre, dois tigres, três tigres – ótimo para dar risadas e trabalhar a fala com as crianças.

Enrola língua, Ciça

Dezenove poemas desengonçados, Ricardo Azevedo – não podia faltar poemas nessa seleção né, belo trabalho escrito e ilustrado pelo autor. Parece peraltices, mas são poemas.

Dezenove poemas desengonçados, Ricardo Azevedo

O Curumim Poeta, Simone Pedersen com ilustração de Luiz Gustavo Paffaro – o livro é lindo e bem ilustrado, é a história de um indiozinho que resolveu pegar as estrelas para presentear seus amigos afim de que eles conhecessem a poesia, não deu muito certo…

O Curumim Poeta, Simone Pedersen

6 livros que quero muito ler

Felpo Filva, de Eva Furnari – olha ela aqui outra vez, sobre um coelho poeta neurótico e pessimista que recebe a crítica de uma fã. Felpo tem uma orelha mais curta que a outra, traumas de infância, crises nervosas e é solitário, apesar de ser um poeta renomado. Um livro para debater a aceitação das diferenças.

Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha – outra querida da literatura infantil, um menino que trocava o nome de tudo, afinal qual o pôrque de ser como está? Livro que estimula usar a criatividade na solução de problemas.

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga – uma bolsa amarela vai ser o refúgio de uma menina cuja família é dispersiva, por isso, ela quer ser grande, ela quer ser menino e escritora.

Pé de Pilão, de Mário Quintana – um menino é transformado em pato e busca sua avó enfeitiçada por uma fada. Aborda sobre cultura popular, religião e imaginação.

História de dois amores, de Carlos Drummond de Andrade, o célebre poeta brasileiro também escreveu para crianças, o chefe dos elefantes resolve tirar férias e descansar.

A vida íntima de Laura, de Clarice Linspector, – uma galinha que tem uma vida corrida e um pescoço feio, questões sobre medo da morte e vaidade.

Dessas últimas sugestões não posso descrever muito porque ainda não li #ficaadicafamilia.

E vamos às minhas criações, como sabem publiquei um ebook infantil na Amazon e estará GRATUITO na promoção de amanhã (Dia Nacional do Livro Infantil) até domingo.

As Pegadas do Jabuti, Cristileine Leão

“As Pegadas do Jabuti” são marcas de perseverança, autoconhecimento e superação. É um bate papo entre um Jabuti que queria voar para ver as belezas do mundo e uma Joaninha sabida. Tudo observado pelas formigas.

Por esses dias publicarei mais detalhes e curiosidades dessa experiência. As ilustrações são de K. Ghedin, as quais têm toques de doçura e fluidez. Gostei do trabalho dela! Encontrei-a no Fiverr, um portal de prestadores de serviços online. Fica a dica para quem quiser dar vida em algum projeto e não sabe por onde começar.

Outro livro que já escrevi é o Pinguim Dourado, um filho que está dando trabalho para nascer, primeiro foi difícil encontrar ilustrador que coubesse no meu gosto e bolso, depois enviei-o para um concurso, cinco meses de espera e veio a resposta essa semana, perdi, agora recomeçar os trabalhos. Disso tudo saiu o poema Paraty. Logo mais o Pinguim Dourado brilhará por aqui.

Bom, se quiserem mais dicas de leitura para crianças veja também:

Filosofia para crianças – livros Isaoo e Guga; O Paraíso são os Outros.

Caminhos na floresta – bate papo com meus filhos sobre livros da nossa infância.

Livros para crianças – dicas de como ler para crianças .

Bom por hoje é isso, por favor, me deixem suas impressões para eu saber como enxergam minhas pegadas nessa Terra e nas palavras.


Reserve já


Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

15 comentários

  1. Oi, Cris!
    Uau! Adorei, a importância do livro infantil sobre o futuro das crianças. Eu também não tive a oportunidade de ler um livro quando era criança, faltava as oportunidades. Hoje as coisas estão mais facilitadas e isso é muito bom.
    Parabéns por estar no meio dos autores infantis. Desejo sucesso.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adorei💕Quero muito ler seu livro😊O Felpo é apaixonante. O Vico leu há uns anos e eu aproveitei pra ler também. Feliz Dia Nacional do Livro Infantil!😘⭐️💛

    Curtido por 1 pessoa

  3. A veia do escritor que você tem, vem de um legado de escritores de grande renome mundial como os vencedores. Um trabalho louvável que eles fazem para despertar o amor da leitura em crianças. a partir daí você deve começar a dar a melhor cultura. Todos os livros que eles apresentam são muito bons. Você tem um ótimo blog.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Deu bug no teclado e agora vem o complemento….”os vários livros que adquiri para meu filhos, muitos deles, mostrados em seu post.”
    ps. Estão guardados para os netos…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s