Dieta antidepressiva – Em Pauta

O que: Dieta Antidepressiva

Quem: psquiatra Marco Abud

Onde: canal Saúde da Mente

Quando: 07.02.2019

Por quê: A dieta antidepressiva conhecida como “Modi Med” é resultado de uma pesquisa feita na Austrália, pela PhD Felice Jack, quem aplicou um estudo chamado Smiles em 67 pacientes para comprovar a influência da alimentação no cérebro.

Tais descobertas fazem parte da psquiatra nutricional (essa é nova para mim) mas tem todo sentido. Somos reflexo de tudo o que colocamos para dentro e de tudo o que não colocamos para fora. Risos.

Segundo o estudo Smiles, a dieta “Modimed” pode melhorar o humor da pessoa que tem depressão moderada ou grave. Ela é como se fosse a dieta mediterrânea com algumas modificações.

  • Rica em gorduras boas como azeite e nozes.
  • Reduz carnes processadas e carboidratos refinados (arroz, açúcar e farinhas brancas por exemplo).

Vale ainda salientar que o foco dessa dieta não é perder peso, sim o bem-estar.

Agora você pode acompanhar as explicações no vídeo abaixo, e/ou ler a reportagem mais completa divulgada no portal Terra (tradução da revista Psychology Today).

Estudo descobre que sua dieta pode ajudar na depressão

Observem bem, a dieta pode ajudar, não significa que ela cura. Acredito que o tratamento para a depressão é multifatorial e envolve vários profissionais e atitudes diárias.

“… o estudo prova que o cérebro humano se importa profundamente com o que comemos a maneira mais poderosa de mudar a química do cérebro é através da comida, porque é daí que vêm os produtos químicos do cérebro“, Georgia Ede, psquiatra especializada em nutrição.

Inflamação cerebral é igual a depressão“, psquiatra Marco Abud.


Cristileine Leão FacebookInstagramYouTube


4 comentários

  1. Eu tinha lido esse seu post e já tinha até curtido😊Estou precisando cuidar da gengiva! É sério. Perdi 10 kg recentemente, reduzindo a farinha branca, o açúcar e algumas outras porcarias. Meu humor tá igual. O Vico sentiu diferença no humor (mais sereno) e na concentração. O Ludo não comenta, mas acho que melhorou o ânimo também e eu só reduzi o consumo desses alimentos que viciam e dopam, nem eliminei.👍⭐️✨😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s