Visita dá vida

A Benta foi minha amiga de adolescência, estudamos juntas por um longo tempo. Ela sempre foi obstinada, o que às vezes eu via com bons olhos e noutras não.

Certo dia, Benta se apaixonou pelo namorado de outra amiga minha. Por muito tempo fiquei no fogo cruzado. Benta fazia de tudo para a conquista, até simpatias. Eu olhava aquilo tudo com admiração e estranheza.

Na verdade, não queria estar naquela situação porque eu gostava das duas e sabia que alguém sairia ferida, inclusive eu com elas.

Benta foi, foi, foi, até o namorado ser todo dela. Hoje são casados, têm filhos e vivem com todos os percalços que o felizes para sempre nos oferece.

Eu fui fazer faculdade, também casei e tive filhos, mudei de cidade, de Estado, de país.

Na Páscoa retrassada fui visitar minha família, Benta tocou a campainha e disse “vim te ver”. Quase cai das pernas, sempre achei que ela tinha ficado chateada comigo.

Essa Benta é mesmo surpreendente!

Claro que no meio desse caminho tive uma e outra notícia dela, sempre pela boca dos outros.

Sabia que o pai dela estava com uma depressão severa, daquela que te prende na cama, tira sua fisionomia e a vontade de viver. Sabia também que Benta estava em tratamento de câncer de mama…

Quando ela entrou e começamos tomar café nem sabia o que dizer. Ela que sempre teve o cabelo longo e liso, agora estava curto e encaracolado.

Com um bom humor jamais visto antes, Benta me deixou bem à vontade dentro da minha própria casa/pele.

Trocamos ideias sobre a depressão, a educação de filhos, os cuidados com os pais, etc. Ela me deu total abertura para perguntar sobre o tratamento do câncer, as quimios, a cirurgia, etc.

O que mais me doeu foi saber que durante todo esse período ela nunca pode contar para o pai dela sobre a doença temendo que ele não suportasse.

Eu olhava para aquela mulher, que já não era mais uma menina, era uma pessoa que assumiu as rédeas da vida. O sorriso, a pele, a postura, tudo era diferente.

Ela disse que felizmente tinha vencido essa luta, que teria que continuar fazendo exames regulares para acompanhamento, mas que estava curada do câncer .

Com filhos pequenos, pai acamado, cuidando da sogra que adoeceu e morreu no meio disso tudo, marido sem chão. Benta venceu!

Ela me contava sua história com orgulho. A única hora que os olhos dela encheram de lágrimas foi quando eu lhe perguntei:

Muito bem, você conseguiu, e você? Como vai cuidar de você de agora para frente?

Nem tudo precisa de resposta né gente, eu não queria a resposta e nem sei se fiz bem em fazer a pergunta.

Benta me deu um forte abraço e foi cuidar da vida.

Algum tempo passou e minha mãe me deu a notícia: Cris, a mãe da Benta está com câncer.

Sem comentários…

Hoje vi as fotos que a Benta publicou no Insta, com as seguintes frases:

04 de Fevereiro

Dia Mundial de Combate ao Câncer

O câncer tem cura

Curta essa luta

De um lado uma foto dela careca com os filhos, e do outro dela com a mãe. Vocês nem imaginam como ela está cabeluda e a mãe dela de cabeça lisinha. Título da postagem: Gratidão.

Que bom que hoje em dia podemos mostrar nossos medos e fortalezas. Que bom que a medicina evolui. Que bom que existe a luta e a cura. Que bom que Benta tocou mais que a campainha.

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Baseado em fatos reais.

Nome fictício.

Beijo Benta.

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

5 comentários

  1. Uma tia minha (parte de pai) e minha mãe (que era bipolar e chegara a ser internada) faleceram de cancro. Meu avô (parte da mãe) e meu pai (mais dois irmãos dele) morreram por problemas cardíacos…
    E eu vou vivendo… Com um medo escondido, eu acho. Mas vou vivendo. Porque não há mais nada que possamos fazer, a não ser viver, e viver bem.
    Gosto dessa sua amiga 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s