Neuroliteratura

O que: Neuroliteratura

Quem: crítico literário Paulo Werneck

Onde: Café Filosófico / TV Cultura

Quando: 16.12.2018

Porquê: Aos amantes da literatura com teor neuropsicológico essa palestra é digamos o que há. Papel e caneta nas mãos para anotarem as indicações de livros dos mais variados transtornos psicológicos: depressão, bipolaridade, síndrome de touarette, etc.

O enfoque é que se a literatura relata o que se passa em determinado tempo histórico, o que nossa escrita atual quer nos dizer?

Uma particularidade que me chamou atenção foi a fala de que antes procurávamos soluções para a saúde mental através da fala, a cura pela fala, tão disseminado por Freud. Hoje estamos atrás da neurociência e dos medicamentos por ela descobertos.

Mas, como sempre relato por aqui estamos no começo da desmistificação e estudos aprofundados sobre o funcionamento do cérebro.

E quem disse que esses transtornos são só cerebrais?

Na minha experiência uso os dois, a psicoterapia e os antidepressivos, os quais considero que me ajudaram demais, mas, ainda há algo indefinido, encoberto e mau resolvido nesse tratamento…

Dos livros de romances mencionados li somente o “Alienista”. Agora comecei “A Montanha Mágica”, o qual não foi citado lá, mas se passa num sanatório.

Se alguém leu algum dos demais seria bem interessante dividir suas impressões conosco aqui.

Abraços cristalinos🙋🏽‍♀️

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Não sei até quando vou conseguir manter o EM PAUTA aqui, está em votação no Parlamento Europeu a discussão sobre os artigos 11 e 13, que resumidamente são referentes aos direitos dos autores e produtores de conteúdo. Se aprovados, o compartilhamento (links/vídeos) será limitado, restrito e passará por diversos filtros. Vamos aguardar.

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilha Igual 4.0 Internacional

14 comentários

  1. Assisti um pedaço desse programa na TV, achei muito bom. Pena não ter conseguido ver tudo, estava tarde já. Verei o vídeo completo, com certeza.

  2. Meus sinceros parabéns Cristileine! Nunca decepciona! Pensa cuidadosamente em cada ato a se escrever realmente é uma pratica maravilhosa!
    Há algum tempo já te acompanho admirando suas escritas e te admiro muito seria uma honrra que vc visitasse meu blog e desse sua opinião em meus poemas estou precisando de uma opinião critica! Desde já muito obrigado

  3. Sim, o Montanha Mágica passa-se num sanatório e marcou-me imenso, principalmente pelas considerações sobre o tempo. Marcou-me, também, porque o li numa fase especial para mim. Leia-o, vai adorar, decerto. 🙂

  4. Oi Ana, agora que me dei conta que não lhe respondi…estou na parte “Disgressão sobre o sentido do tempo”, página 89, começo do caminho. Longo caminho ainda, bem interessante mesmo. Bjao e boa semana. 🙋🏽‍♀️

Que tal deixar a sua opinião?