Dia Mundial da Saúde Mental.

Da capacidade de apreciar o caminho

O dia

Hoje dia 10 de outubro é o Dia Internacional da Saúde Mental, data estipulada desde 1992 pela Federação Mundial de Saúde para comemorar e expandir o conhecimento dessa área.

Ao contrário do que muitos pensam, saúde mental não é a ausência de transtornos psicológicos, mas sim a presença de bem estar e gosto em viver.

Portanto, ainda que você não esteja em luta com algum transtorno psicológico, mas vive por aí estressado, cansado, desanimado; se entregando aos prazeres imediatos e passageiros (como drogas lícitas ou ilícitas, comilança, jogos e redes sociais em demasia)… Sinto muito em dizer, mas você é um sério candidato para ter a energia minada e desenvolver alguma doença mental.

A prevenção e a preservação

Ficar aqui falando que a prevenção é o melhor remédio nunca é demais. Então, gostaria de ressaltar o significado dos termos:

Saúde = ausência de doença

Mental = tudo aquilo que não tocamos mas que forma nossas crenças, pensamentos, escolhas e condutas.

Ter Saúde Mental é valorizar a vida, que é única e pessoal, independentemente das circunstâncias. A saúde mental pode não ser palpável, nem durável, mas é real, como é real.

Preservar a saúde mental é um trabalho árduo, a mente nos prega trocadilhos, conhecemos muito pouco dela talvez por isso a tememos tanto.

A mente também precisa de alimentos saudáveis e exercícios que lhe dê forma. Assim como todo o corpo, ela agradece quando temos um sono reparador. Quando nos dispomos à tratar da vida com o cuidado e respeito que ela merece.

Nada é mágico, as contas vão continuar a vencer, o cabelo a cair e os rumores de guerra a pairar no ar. O que temos que lembrar é que têm flores que florescem, outras não, também têm muito especialista em flor’ação por aí para nos auxiliar nessa botânica (leia psquiatras e psicólogos).

Seres pluricelulares

Ainda lembrando das aulas de biologia, somos animais e não matéria bruta porque possuímos células, cada qual com sua função no organismo.

Há células em nós morrendo constantemente num processo de autodestruição. E há células se renovando em nós ainda que não notemos.

Voltando para a saúde mental, já pensaram em

Quais são seus hábitos de autodestruição? E quais são seus hábitos de renovação?

A vida não é fácil, nem por isso ela deixa de ser nosso bem maior. Como todo amor, ela passa por estágios: encantamento, desilusão, excitação, traição, etc. Que a vida não seja um amor mal resolvido.

Dez atitudes para a saúde mental

Enumerei algumas que me fizeram significado, mas existem tantas outras:

  1. Delegar tarefas isso é um dom, temos limites;
  2. Aceitar que certas coisas não vão mudar, o que não significa que temos que ser conformista, mas sim compreensivos.
  3. Não sofrer mais do que deveria, toda dor tem começo, meio e fim.
  4. Parar de ficar ocupando a mente em demasia, como se assim ela não fosse falar com nós. “Pare de se tapear”.
  5. Aceitar que a vida exige sim, que não precisamos ser 100% em tudo, aceitar que não somos super heróis.
  6. Procurar fatos e pessoas que nos façam desenvolver a sensação de pertencimento e adequação. Sim, precisamos de vínculos e apoio.
  7. Aceitar as oportunidades, claro que você pode ser bom o suficiente para assumir o que lhe surge no caminho.
  8. Nos relacionamentos: atenção à autosabotagem, às pessoas tóxicas e ao isolamento social.
  9. Pensar que uma crença pode estar só na sua cabeça e nada mais.
  10. Hobby, esporte, relaxamento e fé.

Como Héstia

Até parece que esses são mais um dos conselhos de quem fala do lado de fora, mas não, quem me acompanha sabe da minha luta para manter a chama da vida acessa.

Se falo isso ou aquilo, foram coisas que fui aprendendo e experimentando no caminho. Práticas que quanto mais partilho, mais aprendo.

Passei boa parte da vida sem autoestima, outra só seguindo as demandas da existência, outra me entregando a fé cega guiada por pessoas alheias, outra bebendo para afogar as mágoas, outra depressiva sem saber.

Achando que a falta do bom humor era só uma característica da personalisade, que a vida se resume em fatalismo, sem saber que o muito negativismo era um reflexo da inflamação da alma.

Na mitologia grega, Héstia era a deusa do fogo, a responsável por não deixar a chama se apagar. Vigiava o lar, a família, buscava a paz.

Sinceramente não sei se um dia o ser humano será pleno, nem sei se sobrará planeta para contar mitos, contos e crônicas uma vez que já estamos destruindo as condições de sobrevivência aqui. O que sei é que seja quando e aonde for o mais importante é estar bem.

Tim tim para todos vocês.

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Dica: para mais informações sobre “saúde mental” procure por esse termo na sessão “pesquisar” aqui do blog, dê um enter e boa leitura🙋🏽‍♀️

〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️〰️

Este trabalho está licenciado uma Licença

Creative Commons

Atribuição 4.0 Internacional

4 comentários

  1. Gostei muito deste “tricotar” de palavras vindos de uma vida que tem sido uma luta. A objectividade da experiência ajuda, quem está neste lado, a melhor perceber as nuances a que devemos estar atentos.
    Parabéns pelo texto, pela partilha e…tim tim à Vida!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Ótima reflexão, Cris! Vejo muitas pessoas com preconceito em relação ao tema, inclusive relutantes a um possível e necessário tratamento com psicólogos e psiquiatras. Acho uma pena, pois este profissionais trazem muito equilíbrio e nos auxiliam na busca por uma vida saudável, com saúde mental… Teria outras coisas a comentar, mas não cabe aqui. Beijos. ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.