Efeito Papageno – Em Pauta.

O que: Prevenção do suicídio e depressão, sinais de alerta e como ajudar.

Quem: Psicóloga Karen Scavacini.

Onde: Canal GNT.

Quando: 18//09/2018

Por quê: Nesse Papo de Segunda, programa de entrevista da GNT, a psicóloga fala sobre os sinais de alerta de um potencial suicida e maneiras de ajudá-lo. Porém, o que mais me chamou a atenção foi ela explicar sobre o Efeito Papageno, que é ao contrário do Efeito Werther.

Explico melhor, o receio de divulgar na imprensa, quando alguém se mata, por incentivar novos casos de suicídio é chamado de Efeito Werther. Já o Efeito Papageno, alusão à ópera Flauta Mágica de Mozart, é quando a divulgação se torna preventiva. O personagem Papageno foi ajudado por três seres mágicos à seguir a vida. Eles foram seus fatores de proteção.

Gostei muito do que ouvi, sou favorável a quebra de tabus para isso é necessário um grande debate e consciência pública. Penso que para esse tipo de notícias o foco tem que ser na causa e não no causador…

A valorização da vida precisa ser muito além das mídias sociais, estamos numa sociedade doente que clama por ajuda, onde os meios de comunicação têm um papel de formador de opinião fortíssimo. Então, por favor, menos sensacionalismo e mais utilidade pública. A saúde mental agradece.

Falei mais sobre os “efeitos”, porém sugiro assistirem toda a entrevista, está bem instrutiva. São quase dez minutos de um assunto que precisamos entender mais…

 

 

Este trabalho está licenciado uma Licença

Creative Commons

Atribuição 4.0 Internacional

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.