Por que? Por que? Por que?

Algumas coisas aprendi com a terapia, como que a depressão não é desvio de personalidade, é uma doença que precisa ser tratada para o bem estar do depressivo e dos que com ele convive. Não gosto da expressão doença, mas até agora não achei nada melhor o que lhe define.

Na maioria das vezes, o depressivo não sabe lidar consigo e nem com os outros, consequentemente ocorre o afastamentos e desentendimentos.

Nas crises, seus pensamentos são desordenados que rumam para o caos. Seu corpo dá sinais visíveis de que precisa de recuperação e cuidados.

Na teoria, quando isso acontece, vão te oferecer remédios, auto ajuda, orações… De tudo é bom um pouco, mas, preste atenção com os charlatães da dor alheia.

Na prática não há fórmula mágica, e nem paraíso prometido, o que mudará o modo de viver do depressivo é a sua atitude e a sua conscientização, bem como, a de todos que lhe cercam. Como diz o ditado: ninguém é triste sozinho.

Então reforço, preste atenção com a fome mundial de ganância que nos afeta. Primeiro exigindo um ideal inexistente, depois uma perfeição inatingível, e por fim exibindo nossa inutilidade para minar nossas forças.

Juntando tudo isso, existe ainda inerentes nossos próprios subterfúgios para não enxergar a própria cegueira.

Complexo esse campo minado. Já assistiram os filmes “O senhor das Armas” e o “Nise: no Coração da Loucura“?

Num mostra como a indústria de armas, fala mais forte que a vida de qualquer cidadão. No outro vão perceber que nem os cachorros são poupados quando a intenção é ferir a alma, a índole e a auto-confiança humana.

Voltando à depressão, ela pode ter causas genéticas, ambientais, sociais. Pode aparecer provinda de um trauma ou do nada. Nada que digo é aquele vazio existencial que é reforçado pela falta, ou excesso, de conhecimento do que se passa ao redor (e dentro).

Acredito que grande parte desse transtorno depressivo que eu trato venha dessa inconformidade com a sociedade. Dessa falta de pertencimento… Mas, também sou consciente da carga genética que trago, mais um sinal de alerta.

A depressão é um transtorno do humor debilitante em todas partes que engloba a vida: físico, psico, moral, espiritual. Mas, o depressivo não é um inútil, nem uma escória, nem um coitado, nem um fraco. Convenhamos, para isso não precisa ter depressão.

Esteja certo que o depressivo é um ser dos porquês. Por que isso? Por que aquilo? Por que comigo?

Assumir, tratar e principalmente aprender à conviver com a depressão, como tento procurando transformar a dor em arte, é o “Caminho Suave” para amenizar a arte de viver.

Isso mesmo queridos leitores, voltei para a cartilha do primeiro ano do ensino primário, estou aprendendo a ler e escrever. Quem é dos meados de 77 sabe bem do que estou falando. Risos.

Este trabalho está licenciado uma Licença

Creative Commons

Atribuição 4.0 Internacional

9 comentários

  1. Cris …deixei um recadinho p vc lá.no meu blog.Com relação a este texto…ele eh bastante claro …muitas pessoas ainda se sentem culpados por causa da depressão… eh muita pressão…o tratamento eh necessário… e a vida segue…os remédios para o tratamento são super modernos e eficientes… os terapeutas … cada dia mais preparados…e cientes da importância do seu papel na vida dos pacientes..tem muito profissional competente….quantas pessoas não se dão bem com um medicamento… o médico faz a troca até acertar…sem contar … a terapia… falar eh fundamental…meu ponto de vista parece simplista…mas não eh…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sabe Cris.. o mundo pode estar desabando e eu estarei sempre esperando coisas boas da vida…eu sempre digo q Deus ao me fazer passou me diversas vezes na torneira da felicidade… da paciência… da calma… da leveza…da paz e do amor…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.