Papo sobre depressão – Em pauta.

O que: Papo sobre depressão com Andrew Solomon.

Quem: Conversa com Bial.

Onde: Tv no YouTube.

Quando: 16/08/2018

Por quê: Quem começa à pesquisar sobre a depressão, como forma de conhecer melhor o terreno onde pisa, invariavelmente vai se deparar com o livro “O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão”, de Andrew Solomon. Um dos mais vendidos e completos sobre o assunto. Com exemplos práticos e científicos. Um livro realmente muito bom, por vezes cansativo. Mas, no geral nos amplia a visão da complexidade que é a batalha com a depressão, desde a antiguidade até nas especulações futuras.

O jornalista Pedro Bial foi à casa desse escritor em Nova York, gostei das reflexões deles, especialmente até o meio da entrevista, depois é praticamente propaganda sobre o novo livro do escritor que será sobre as novas formas de família.

As partes da entrevista que mais achei interessantes foram pontuar que

  • Depressão não é uma doença de rico.

  • Se mais pessoas se tratarem, provavelmente o número de criminalidade e mortes será menor. Que há bons lugares públicos de tratamento sim, como o CAPS, mas às vezes o preconceito e a falta de informação falam mais alto.

    E, que o poder de resiliência perante a depressão varia de pessoa para pessoa, ou melhor, uns sabem canalizar e conviver, outros não, e fogem.

    As pessoas que estão dispostas a analisar a depressão, e dizer “eu não queria isso, mas quero entender o que é” são as que conseguem, não a ferramenta para nunca mais se deprimir, mas para enfrentá-la.
    Andrew Solomon.

No estúdio, com Pedro Bial, estavam comentando sobre a entrevista o jornalista Marcelo Zorzanelli, que tem uma coluna no jornal Folha de São Paulo, o qual tem por objetivo falar da depressão com humor. Sempre que posso, leio. É um excelente trabalho para ampliar o debate social sobre saúde mental.

A depressão me obriga a fazer coisas virtuosas como cuidar do próprio corpo, fazer exercícios, interagir com as pessoas, procurar um significado na vida, disse o jornalista Marcelo Zorzanelli.

Também estava lá o psicanalista Contardo Calligaris, quem ouvi pela primeira vez, ele disse sobre a personalidade depressiva, uma característica que teremos que lidar para sempre.

Bom espero que essa entrevista seja útil para vocês. Desejo uma excelente semana, até mais🙋🏽‍♀️ Cris.

Este trabalho está licenciado uma Licença

Creative Commons

Atribuição 4.0 Internacional

6 comentários

  1. A Depressão é um assunto que deve ser sempre discutido e levado a sério. Seu blog é uma boa contribuição para esse debate. Continue sempre com as postagens, elucidando seus leitores!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não li o livro dele, mas o conheço de uma Ted Talk que vi, “Depression the secret we share” (que tem com legenda, “Depressão, o segredo que compartilhamos”). E foi uma das melhores explicações sobre depressão.
    Me interessei pela entrevista, verei. 🙂
    E obrigada por sempre compartilhar conteúdos tão interessantes, e importante, sobre depressão.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olha, muito legal saber que minha resenha despertou o interesse, e é muito mais legal ainda saber que você gostou do livro! É uma leitura para ficar na memória.
    Grande abraço, continue com as ótimas postagens!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Tem vários vídeos dele por aí, praticamente virou um consultor do assunto. Quando escuto ele falar, fico observando nos olhos, engraçado, vejo um ar de semelhança nos olhares depressivo. Não sei lhe explicar como, mas vejo…
    Por nada Tati, esse é o objetivo desse espaço 🙋🏽‍♀️

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.