Todo dia uma pílula.

Dizem que o antidepressivo é a pílula da felicidade, descordo, ele vai sim equilibrar o seu humor, mas ele não vai mudar a sua personalidade, pensamentos e ações.

É como se fosse a maquiagem que uma moça usa pra ficar mais bonita, ela vai receber elogios, mas tem que dormir de cara limpa todo dia para não estragar a pele. Ou, como o bônus que você recebe inesperadamente, fica felizão, mas tem que conter a euforia para não gastar mais do que ganha e ficar na mão. Ou, até mesmo como um aparelho de surdez, meu sobrinho usa, como já contei isso aqui para vocês.

Certa vez, ele chegou perto de conseguir uma prótese auricular, daquelas implantada no cérebro, mas desistiu porque aceita bem a sua condição com sabedoria.

Então, você pode me perguntar porque que ele usa o aparelho auditivo? A explicação é simples, a surdez é um fato, a prótese ele acha uma agressão desnecessária, o aparelho ele considera como um auxiliar para sentir ao menos a vibração e o ritmo do som. O que juntamente com a leitura labial e a linguagem de libras ele constrói seu próprio entendimento do mundo.

Nem o antidepressivo e nem o aparelho de surdez nos trazem felicidade, eles nos trazem qualidade de vida. A felicidade é uma consequência que pode vir ou não conforme nossas escolhas diárias.

Okay doutora, eu sei que ainda preciso aderir à meditação e às metas. Te escutar sobre a esteira e voltar para o que mais gosto têm me ajudado demais, obrigada.

Por isso é bom entender que tratar a depressão é muito mais que tomar antidepressivos. É um contato íntimo e integral, um compromisso que você tem que ter consigo mesma todo dia.

O que chamam de “pílula da felicidade” só teria sentido se nela viesse adjunta a pílula do esquecimento do passado, a pílula da perspetiva do futuro, e a pílula da concordância com o presente que aí se apresenta.

Uma ideia tão utópica quanto a de pensar que apenas o medicamento vai transformar nossa vida. Ou que a depressão é só uma doença, as doenças atacam o corpo, a depressão ataca o corpo e muito mais…

Como todos, tenho altos e baixos constantemente, à diferença é que hoje estou conseguindo não me entregar às vicissitudes da vida, e que tenho força para lutar, para não me entregar à morte em vida, a qual também se pode chamar de depressão.

Procuro ler os sinais, ainda que eu não entenda e nem concorde com muita coisa, evidencio a linguagem do universo a qual não podemos negar tamanha beleza, ela se encontra na natureza, no amor, na amizade, nas artes, na virtude, na ética, na solidariedade.

Procuro sentir essa vibração e entrar no ritmo. Mas às vezes não escuto nada e quero ficar no silêncio. Às vezes o silêncio é um parceiro criador, mas o isolamento que ele traz junto não faz nada bem para um depressivo.

Todo dia é uma pílula que tomo com água no amanhecer.

Encontrar a medida certa, o equilíbrio, a pílula da felicidade são tudo medidas paliativas, são ilusões que precisamos para sobreviver, assim como precisamos de pão e teto.

Já, viver é entender que nem tudo o que queremos podemos escutar, mas que podemos sim tomar medidas para nos sentirmos melhor, a vida é passagem e não paragem. Toda água parada apodrece.

Este trabalho está licenciado uma Licença

Creative Commons

Atribuição 4.0 Internacional

11 comentários

  1. Essa é a sabedoria a qual nos toma anos pra começar a aprender, mas que bom, senão não teria o valor, sabor e o prazer da conquista. Fez-me lembrar da musica: “Caminhando contra o vento/ sem lenço e sem documento/ sob o sol de dezembro, eu vou/ porque não, porque não”

    Curtido por 1 pessoa

  2. Todo dia tomo 4 pílulas (dois antidepressivos diferentes). O medico acha necessário mais um medicamento. Eu tbm acho. Meu estomago dói horrores. Me vejo jogando minha vida pela janela… Depressão não é falta de alegria, depressão é sentir-se sem vida apesar de ainda ter um corpo.

    Seu blog é tão lindo! 💑

    Curtido por 2 pessoas

  3. Vi agora mesmo um desses memes com a foto de um rapaz com estilo gótico de um lado com a frase “as pessoas pensam que essa é a verdadeira face da depressão” e do outro lado a foto do comediante Robin William escrita “Quando na realidade ela pode ser assim”. Diz tudo, não é?
    Depressão não está ligada com a alegria de viver, mas sim com o prazer de estar aqui, você disse tudo. O que tem me mantido em pé é saber que a vida não é só minha, mas uma extensão de todos os que me amam e quem eu amo…

    Obrigada por partilhar sua experiência 💑

    Curtido por 1 pessoa

  4. Acho que procuramos saídas fáceis. Temos tudo num clique. E queremos apenas engolir uma pílula e ter tudo resolvido. Talvez até seria bom se funcionasse. Seria como mágica. Mas não é assim. Como você disse, a medicação ajuda a equilibrar o humor, mas temos pensamentos, sentimentos e uma vida para viver cheia de situações que podem não ser como gostaríamos. E é aí que a pílula é ineficaz. Pois ela não te ensina a lidar com a vida (em alguns casos, faz até o oposto, e te bota para dormir e evitar ter que pensar). Não é fácil viver nesse mundo cheio de cobranças, ainda mais para quem tem um transtorno afetivo. Mas, como seu sobrinho sabiamente percebeu: temos aí ferramentas que podem ajudar, e também temos que entender, aceitar e aprender com a nossa condição.
    Amei o seu texto! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  5. Estava a procurar uma palavra adequada para não ter que ficar repetindo depressão, está aí, transtorno afetivo, gostei. Reduzir a depressão à somente uma doença não dá… Obrigada por sua presença Bia e acréscimo em meu crescimento. Sempre uso suas dicas, a última que me pegou foi “aproveite os momentos estáveis” Uhuu é o que farei. Beijão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.