Relação entre depressão e melancolia – Em Pauta.

O que: Qual a relação entre a depressão e a melancolia?

Quem: Christian Dunker.

Onde: Falando Nisso 23.

Quando: 22.05.2016

Porquê: Tenho publicado reportagens e depoimentos sobre a depressão na ótica da psicologia e psquiatria, que são os meios aos quais mais tenho contato por causa do meu tratamento. Porém, existem muitos outros campos do conhecimento e meios de tratamento que discursam sobre a depressão. Nesse “Em Pauta” será a visão da psicanálise. Com um vídeo de pouco mais de cinco minutos o psicanalista Christian Dunker expressa sobre a melancolia e a depressão. O que mais me chamou atenção foi ele dizer das dores no corpo que a depressão provoca. Como lembro delas, como ele diz são dores que andam pelo corpo, num corpo quase parando. Relembrando os termos, melancolia é o nome que se dava no passado para a dor da bílis negra, ou seja, da depressão. Psicólogo é quem estudou psicologia, com quem se faz terapia e aconselhamento. Psquiatra é um médico que se especializou em psquiatria, por isso pode prescrever medicamentos. Psicanalista é um profissional que pode ser de qualquer área, que estuda as teorias de Freud, passa por anos de estudos e provas para receber esse título profissional.

Frases:

“O depressivo perde o tônus da vida, a sua relação com o desejo… A depressão é o termômetro do desejo. Na angústia o desejo paralisa. ”

“Para a psicanálise a depressão é quando os desejos se lentificam… é um luto mal feito, ou um luto que não foi reconhecido, ou que não foi nem iniciado, e mesmo assim começa a acontecer dentro do sujeito.”

“O luto refere-se a todo momento que temos que renunciar a um objeto, seja ele qual for.”

“Outro polo da depressão é o narcisismo. O sujeito começa a se julgar, se observar, se medir, se preocupar em demasia com o seu eu.

A racionalidade do sucesso, da imagem, o amor incondicional, o horror a experiência da angústia, a renúncia do desejo, a necessidade de ter a sua imagem reconhecida pelo outro: são a fórmula mágica da epidemia de depressão.”

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional

15 comentários

  1. Depressão, melancolia, angústia…as doenças da alma, a exemplo dos males físicos, são todas terríveis, inclusive os próprios nomes já amedrontam.
    Abraços minha amiga Cristileine!

    Curtir

  2. Talvez a incapacidade de perceber que a vida é bela. Em sua diversidade. Em tudo que existe. A existência é bela. Estamos nos deixando ser convencidos que há regras, que os caminhos estão demarcados, que não há escapatória… 😦

    Curtido por 2 pessoas

  3. Perguntei a diferença entre elas para a minha terapeuta. Ela disse que melancolia é um termo que não se usa mais. Porém, na minha vã concepção faço uma distinguição entre elas. Acho que depressão é doença que se mal curada é incapacitante, e melancolia um estado de espírito dos tristonhos. Será que me fiz entender?

    Curtido por 1 pessoa

  4. Um amigo do meu marido disse algo que nos marcou: se olharmos para a história da humanidade e ficarmos observando o curto prazo, as coisas como aí estão, só veremos coisas ruins. Se olharmos a longo prazo e vermos o todo iremos concluir que o homem evoluiu e evolui…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ele tem razão.
    Mas não podemos descansar, no sentido em que nossas liberdades e conforto nunca estarão “garantidas”. Veja só o que está acontecendo no Brasil, EUA, Espanha, Síria, Gaza, etc…

    Curtido por 1 pessoa

  6. Como descansar com a dor do outro batendo na porta? Podemos não ser mais o homem da caverna, mas temos muito para melhorar. Já foram os senhores feudais, a realeza, os vikings, os inquisidores, os ditadores…mas temos muito para melhorar na consciência coletiva.
    Bom mesmo é buscar um olhar de esperança no meio de tudo isso.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Adail querido, estava meia ausente na interação mas cá estou. Não sei porquê carga d’água seus comentários estão indo para o spam. Mas por sorte os visualizei hoje é resgatei tudinho. Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá querida, eu percebo que muitos comentários meus estão deixando de ir aos meus amigos, mas não sei o porquê. E ademais, às vezes acontece também de eu perceber que não estou seguindo mais determinado amigo, sem ao menos ter feito nada. Então volto a clicar “seguir” novamente o amigo. Devem ser erros da plataforma.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.