Cisma com a muçarela.

Todos sabem que uma das características do depressivo é a negatividade. Isso não é porque ele quer que tudo termine em tragédia, ou porque cultua drama, ou que espere tudo acabar em pizza.

Mas sim porque é “primeiramente” por esse ângulo que ele é acostumado a olhar. Esteja certo, a negatividade não é o seu principal foco, mas sim como ele percebe os fatos. É a aquele papo de o que você vê primeiro: o copo meio vazio ou o copo meio cheio?

Vejamos, gosto de ler livros em português com meus filhos para eles não perderem o contato com a língua mãe e aumentarem o vocabulário.
Ontem, numa dessas leituras, minha filha ficou cismada com a palavra cisma, eu lhe disse: espere o fim da leitura pois se não eu fico cismada que você não quer mais ouvir essa história.

Só nessa frase temos dois significados negativos para a palavra cisma: um de invocada e o outro de desconfiada. Pois não é que para a minha surpresa que quando conferimos no vocabulário do livro encontro isso:

Cismar: acreditar, estar convencido de alguma coisa.

Um sinônimo positivo para cisma. Essa lição foi muito mais do que o Português, o qual estou sempre aprendendo.

Por exemplo, há poucos dias que descobri que muçarela se escreve com ç e não com ss como passei 40 anos escrevendo. Confira lá no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Claro que nem todas as palavras terão o conceito negativo e positivo como em cisma. Claro que mesmo tendo depressão enxergo as maravilhas na vida.

Só quero deixar bem claro que ver primeiro o copo meio vazio não é uma opção pessoal, é o primeiro insight de uma pessoa dark e/ou depressiva.

Pare com essa cisma, isso não quer dizer que essa pessoa é boa ou ruim, só quer dizer que ela é gente, com as mesmas necessidades e vontades que todos.

Vamos aprender a linguagem da compreensão para nosso cérebro ficar elástico como a muçarela.

Bom apetite!

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

7 comentários

  1. Acontece que minha cabeça ainda não está formatada para essa realidade kkkkk toda vez que vou escrever aparece os “ss”. Está aí, a mesma coisa é para a negatividade…necessário mudar esses conceitos. Abraços 🙋🏽‍♀️

    Curtir

  2. Perfeito! Exatamente essa a primeira imagem do depressivo, mas que pode ir se abrindo… quanto à mozzarella, é porque foi aportuguesada. A origem é italiana. Vale o mozarela ou muçarela. rsrs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.