Falar para viver.

O quê: vídeo sobre o Suícidio

Quem: programa Panorama

Onde: TV Cultura

Quando: exibido em 22.09.2017

Por quê: O Ministério da Saude divulga pela 1° vez os dados de suicídio no Brasil. Os idosos* são os mais atingidos, mas a tendência é aumentar entre jovens de 15 a 25 anos. Suicídio tem prevenção.

O que me chamou atenção:

  • Nos 12m20s debatem clara e objetivamente sobre a depressão.
  • 70% de quem tentou suicídio procuraram ajuda médica, mas os profissionais não estão despreparados para esse atendimento. Muitas vezes um profissional que não é da área de saúde mental,  não conseguem  detectar a dor da alma porque ficam atentos na do corpo. Então eu digo, não deu certo com um, procure outro. Os especialistas são psicólogos, psquiatras e neuroslogistas.
  • Quando uma pessoa se mata ela impacta de 6 a 10 pessoas na família: culpa, medo, raiva, responsabilidades…
  • No CVV há grupos de apoio aos sobreviventes de suicídio com encontros de grupos. Isso eu não sabia.
  • Na entrevista se explica como ser utilizador ou voluntário do CVV, é como funciona o treinamento para os voluntários.

Conversando com minha psicóloga sobre  os idosos*, ela deu exemplo dos asilos que ela visita, disse que lá os idosos são bem fechados no próprio mundo, que se relacionam pouco uns com os outros mesmo estando no mesmo ambiente. Questionei o motivo, ela falou que é porque a maioria deles vivem das lembranças do passado, e ficam ali esperando a vida passar…

Senti uma certa melancolia nela quando disse que seus filhos também já estavam “fazendo” a vida, lembrei da minha mãe dizendo “você vai sentir saudade da casa desarrumada“, quando eu ficava brava a bagunça das crianças. Lembrei do choro meu e da minha mãe quando eu saí de casa aos 17 anos para trabalhar e estudar. Hoje troquei de papel, sou mãe. Amanhã, serei idosa. Vida longa é uma expectativa que nem sempre um depressivo espera… Mas estou tratando da depressão porque sei que minha vida não é só minha. Mas de todos os que me amam.

Enfim, tudo começa com a solidão, a vida e e morte. Tudo depende do que fazemos com a solidão, estar atento a esses sentimentos, falar e procurar ser produtivo usando os dons que temos é cuidar da saúde mental.

6 comentários

  1. Alda, hoje estou com Legião Urbana na cabeça… Há tempos…nem os anjos tem ao certo a medida da maldade…há tempos são os jovens que adoecem…
    Meu amor, disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza, ter bondade é ter coragem…lá em casa tem um poço mas a água é muito limpaaa🎵

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.