Depressão e fantasia.

Hoje o Café Filosófico publicou em seu canal do YouTube sobre a Depressão e a Aceleração, com a psicanalista Maria Rita Kehl, particularmente tenho algumas divergências com o pensamento dessa profissional. Mas, é justamente a voz que nos contradiz que temos que ouvir mais, na procura de entendimento. 

Algum tempo atrás vi um vídeo dela dizendo que “a depressão está relacionada com o desejo saciado”. Confesso que não mastiguei isso até hoje, risos. Como assim? Tenho que pesquisar mais a respeito. Ela até deu um exemplo de um rei que tinha tudo e nunca estava satisfeito, até descobrir que o que lhe faltava era uma comida saborosa da infância. O que não teria mais, uma vez que nem a cozinheira e nem o ambiente era mais o mesmo. 

Nesse vídeo de hoje, que na verdade descobri que é uma reedição de 24/06/2009, o que não deixa do assunto ser contemporâneo. Maria Rita Kehl diz nos 31m42s  O depressivo imagina pouco, que lhe falta fantasia, o que há de sobra nos demais tipos de neuróticos, que se precisa ensinar o depressivo a fantasiar… que o depressivo faz de tudo para evitar conflitos, recua de desejos, convicções, vontade. Concordo em partes. Coloquei lá nos comentários os meus porquês:

“Aos depressivos falta fantasia”… A que fantasia se refere? Estou em tratamento de depressão e vivo no mundo da fantasia, faço diversos poemas, a escrita tem sido uma válvula de escape. Mas que valor tem isso nesse mundo da aceleração? Van Gogh, Santos Dummont, Robin Williams, entre outros, foram pessoas cheias de fantasia e depressão. O fato é saber como lidar com a fantasia onde tudo é consumo.

Uma pessoa respondeu que era a falta de Deus, não religioso, no sentido de se conhecer, entender o jogo e aprender a “jogar”. 

Outra disse sobre sonhar com um mundo diferente do presente, onde o vazio é realidade esmagadora. Sonhar com um futuro possível…sair da inércia do vazio…

Compreendi ambos, precisamos de coragem e idealismo para nos manter em pé. Sonhar e jogar como sinônimos de fantasia. Eis mais um aprendizado. Acho que só ando sonhando, detesto jogos.

Caí novamente naquela reportagem Pessoas depressivas tendem a buscar alvos abstratos e isso não é bom.

Achei bom dividir essas dúvidas com vocês, sempre na procura de elaborar pensamentos e transmitir experiências. Fim dessa consulta pública🤣 Abraços🙋🏽‍♀️

2 comentários

  1. Tb não concordo. Rsrs
    Mais o pior q eu ouvi foi q a depressão era falta de Jesus, de Deus. Minha irmã q é muito evangélica viu-me a tomar um comprimido qdo fui ao Brasil e viu outras caixas. Perguntou q tanto remédio eram aqueles. Rsrs Eu disse são vitaminas, só este aqui q é p depressão, saiu abanando a cabeça. E eu pensei: pronto, mais uma a dizer q vou p o inferno. Kkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vai rezar, vai tomar cachaça e até vai lutar boxe já escutei🤣 hoje que me sinto melhor, consigo rir disso, mas na época era só mais um cavar no buraco para me enterrar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s