Pronto falei.

Vou ao psiquiatra frequentemente e faço terapia com a psicóloga semanalmente. Algumas vezes relato aqui para vocês como foi a consulta. Aí meus conhecidos me enchem de questões: Você não acha que é super exposição? Você não acha que vai ficar estigmatizada? Que todos vão te olhar torto? Que vão deixar de abrir portas e dar oportunidade? Você não tem vergonha? Você, você, você. 

Okay, lá vai minha resposta coletiva: tenho “orgulho” de poder ter a oportunidade e condições de tratar dessa doença. A mente adoece como o coração, o rim, os olhos, o dedo mindinho. Penso que, antes ter depressão com consciência do que ser o depressivo “orgulhoso”. Pronto falei.

Divido minhas experiências como forma de conscientização para cuidarmos da saúde mental. Chega uma hora na vida que não dá mais para ficar pensando no “mas e se”. 

Por falar nisso, esses dias tive retorno no psiquiatra, agora as consultas são bem mais espassadas. Correu tudo muito bem até ele fixar nos meus olhos e perguntar:

– Frau Leao me diga quais seus planos para o mês que vem?

– Ah? Eh? O quê? Como?

Tentei fazer meus botões trabalharem rápido, mas só veio como resposta o blog…

Fui embora pensativa, sou uma pessoa totalmente do presente, não sou de ficar pensando no passado e nem tenho projetos para o futuro. Acho isso tudo muito estranho, sem objetivo, sem ambições, sem sonhos. Isso faz parte do quadro depressivo. A falta de enfrentamento, o estar acuada, o medo de errar, o cansaço de viver, a negatividade. Aí, eca, preciso continuar me tratando mesmo.

Meu marido faz uma tal de mandala pessoal e consegue se projetar para daqui há dez anos. Diz saber até quando vai se aposentar e que será bem antes dos 60. Eu não consigo fazer essa visualização nem para o próximo mês. Minha meta ultimamente está sendo postar no blogue todo dia e visitar minha família anualmente. 

Enfim, esse som do Zeca Pagodinho (deixa a vida me levar/vida leva eu) nunca me incomodou, pelo contrário, achava que eu era privilegiada por viver o hoje. Mas, depois dessa consulta, e depois que li essa reportagem abaixo, da revista Superinteressante, tenho revisto meus conceitos. A negatividade nunca vai sair de mim se eu não mudar meus hábitos. 

Quanto menos meta, menos acerto.

Quanto menos acerto, mais negatividade.

Quanto mais negatividade, mais depressão.

E o ciclo se repete… 

O contra ataque é ter foco, objetivos reais, não generalista. 

Por isso, já estou fazendo planos para tentar ajustar tudo isso, conto para vocês num outro post, que esse já está ficando longo demais. 

Aqui a reportagem

Pessoas com depressão tendem a buscar ALVOS ABSTRATOS e isso não é bom.

Menina soltando o coração…Vejo esse grafite debaixo da ponte os dias que vou caminhar.

E aqui seguem meus posts das consultas anteriores:

A viagem não é para sempre.

Sala de espera.

Cortina ao vento.

Abraços e até mais🙋🏽‍♀️

29 comentários

  1. Que bom saber disso😍 isso não é coragem não, é um misto de não tenho mais nada a perder”, pois quase perdi a vontade de viver…com “o que gosto de fazer é escrever”. Então simbora. Uma das coisas é fato,

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns por compartilhar suas experiências Cristileine… creio que a única super exposição que há é seu talento na escrita e o respeito sobre o assunto ( não vai na onda dessas questões não ). Quanto aos planos, sou extremamente imediatista. Tipo assim, ariano. Os planos para daqui um mês, realizo tudo hoje para estar livre para fazer outras coisas kkkkkkkkk o racinha danada esta, sô! Parabéns minha querida amiga… é muito prazeroso, leve e bem humorado seus textos. Um beijo no coração!

    Curtido por 1 pessoa

  3. O que importa é o que você sente e é lindo o que você expressa. Não ter vergonha de si e buscar a felicidade, Deus não dá um fardo maior que não possamos carregar. Ser feliz é está de bem consigo mesmo e isso não tem religião e costume. Abraço!!!! #fã número 1.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Não acredito em 100% do que dizem os médicos, rsss, busco ver outras referências e por fim uso a coerência. Mas uma coisa é fato, quanto menos realizações, mais negatividade e depre. Disso quero correr. Eu e as rimas🤣 bjs e boa noite.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Querido Sandro, descobri que não dá para ficar se escondendo atrás da casca, chega um dia que ela tenta nos esmagar. Achei que perdi tanto tempo sem escrever só cuidando das coisas externas…sei lá, passou. Ariano🤔meu pai também, tudo é pra ontem, não quer fazer daqui que eu faço rssss. Como é linda a diversidade humana. Gosto muito de acompanhar seu blog sinto uma familiaridade por lá. Ainda não sei se já consegui comentar. Faço tudo pelo celular. Sua template é compatível por celular? Fique em paz 😘🙋🏽‍♀️

    Curtido por 1 pessoa

  6. 😮quase explodi agora🤣 Obrigada, muito bom quando a gente encontra identificação com o outro. Acho que tudo reflete quando se faz algo que realmente gosta, no meu caso é expressar pelas palavras. Pelo que leio, no seu também. Tenha ótima noite, se o bebê deixar é claro 🙋🏽‍♀️

    Curtir

  7. Olá, Cris!
    Estou deverasmente encantada com a sua franqueza. Adorei! É isso ai, manda vê… O viver é o agora, pois se não for o agora não será, pois não sabemos de nada além do aqui agora. Adoro ler seus posts, seus escritos, pois eles são transparentes, e revela seu sentimento de alma do momento. Não se grile com quem vai pensar, ou o quem vai pensar recriminar, ou não! Temos que ser autênticos no nosso viver… Torço por você, embora nossa relação seja só aqui, mais acredite na minha sinceridade!
    Grande abraço, daqueles que sacode a Alma, e eterniza o bem viver… Vá em frente!!! Não desiste de você!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Gostaria de ter a mesma coragem de expor a “mesma” situação que acontece comigo tbm ! Mesmo assim, todos os dias que leio suas postagens me sinto mt melhor !!! Espero que vc tenha mt luz e paz ! 😘😘😘

    Curtido por 1 pessoa

  9. Foram 40 anos para ter coragem, auto confiança, sei lá qual nome mais. Mas aí pensei, poxa vida, vou morrer, que ao menos fique meus textos 🤣 para quem quiser ler. Comecei o blog quietinha, sem minha foto, nome completo, etc. Depois percebi que outras pessoas passavam pelo mesmo, aí pensei chega, vou mostrar quem sou, vou pesquisar do assunto, vou ajudar e ser ajudada. Está sendo ótima experiência. Ponto positivo para a cura e expressão do que gosto de fazer que é escrever. Enfim, falo tudo isso para expressar aquela música “o caminho se faz caminhando”. Obrigada por seu comentário e também lhe desejo muita luz e paz no seu caminho. Abraço 🙋🏽‍♀️

    Curtido por 1 pessoa

  10. Olha… pelo menos no teste que fiz com o meu (android) é compatível sim, mas não se preocupe com isto não. Tenho dificuldade também com alguns blogs nos comentários mas creio que seja uma questão de configuração. Particularmente faço quase tudo pelo PC. PAZ E LUZ

    Curtido por 1 pessoa

  11. Acho que o primeiro passo você deu, que é ser consciente da sua doença e buscar ajuda. Se você se sente bem compartilhando suas experiências, tá é certa ignorando esses seus conhecidos. Siga em frente e força ^^

    Curtido por 1 pessoa

  12. Certíssima! Falar faz bem demais. Depressivos calados são mais dificilmente tratados. E isso não é vergonha alguma. Ao contrário! Quer dizer força para enfrentar uma doença cruel que tira a alegria de viver.

    Curtido por 1 pessoa

  13. ๑•ิ.•ั๑
    Se extravasar na escrita te ajuda a superar a doença, então grite que a gente quer é te ver livre das angústias e temores. E quem não quiser ouvir que se afaste sem tumultuar.
    Escrita sensível. Não é com qualquer escrita que se põe para fora um grito, que se quebra grilhões, e vomita-se um basta.Eis um desabafo saído de uma pena decidida, que diz firme que a ordem do dia é: ‘viva a vida’.
    Texto escrito com grande dignidade, verdades inquestionáveis, tua franqueza é como pérola pura que escorre do mar até os nossos olhos. Escrever é conhecer melhor a si mesmo. Ao colocar os sentimentos no papel podemos observar e reconhecer as projeções do nosso eu, ampliando o aprendizado sobre nós mesmos. Ou seja, por meio das palavras traduzimos o que pensamos e mostramos o reflexo do que somos.
    Te desejo força e sorte. Desejo que você possa transformar esse sofrimento em liberdade.

    O horror visível tem menos poder sobre a alma do que o horror imaginado. – William Shakespeare

    Que a paz se instale harmoniosamente em teu coração, vibrando notas de luz e inspirações salutares.
    É com votos de coragem e fé que beijo-te de chocolate!!
    ╲\╭┓
    ╭ ❤ ╯
    ┗╯\╲

    Curtido por 1 pessoa

  14. Se é algo que te faz bem e que te deixa feliz, continue e ignore mesmo o que falam. 🙂
    Eu não me identifico, mas mais porque não quero ninguém ‘me enchendo o saco’, e porque meu propósito foi falar e tentar organizar meus próprios sentimentos e pensamentos.
    Pelo menos por enquanto, quem sabe um dia não faço como você e mostro minha cara? 🙂
    Sem dúvida você é uma grande inspiração. 🙂
    Sobre o pensar no futuro, etc… acho que nem 8, nem 80.
    Se você não tem problema em viver cada dia de cada vez, não vejo porque mudar completamente o seu jeito. 🙂
    Talvez não seja necessário ter grandes planos pro futuro, super detalhados e planejados, talvez algumas coisas mais simples, como viagem/viagens que você gostaria de fazer, lugares que quer conhecer, tentar publicar um livro com seus poemas, aprender algo, coisas assim…

    Curtido por 1 pessoa

  15. Sensatas suas palavras Tati, vou refletir nelas. Quanto ao identificar se ou não, é uma questão pessoal que deve ser decidido com coerência porque tudo tem consequência, eu sei. Obrigada por seu apoio. Super abraço 💖🙋🏽‍♀️

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.