Finados, o luto não morre, a luta sim.

Hoje no Brasil é feriado do Dia de Finados. Lembro quando criança de acompanhar minha mãe ao cemitério para lavar os túmulos de nossos parentes e enfeitar com flor. Aquilo já era uma tradição que foi se perdendo conforme meu crescimento. Lá eu tive contato com túmulos, valas e ossadas. Algo impensável para a infância atual. Hoje olho para trás e vejo o quanto aqueles momentos foram importantes, que aquilo não significava cultuar os mortos, mas sim respeito à memória de quem fez e faz) parte da vida da gente.

O luto nunca morre, a luta sim. O luto é a marca que pessoas queridas deixaram na gente. No começo é ferida latente, depois é cicatriz que nos faz diferente… É o momento de silêncio que precisamos. É a voz interior que irradia amor e saudade.

Acho importante a gente falar e aprender a lidar com a morte, ter a consciência de que somos mortais, afinal ela é a única certeza da vida. Por isso eu pergunto para você:

O que é a morte?



De novo

O que é a morte?


Deixo um vídeo sobre a finitude da vida:

13 comentários

  1. A verdadeira morte é a espiritual, quando perdemos a fé a vontade de viver e de cuidar e zelar pelas pessoas q amamos, no dia 15 de dezembro vai fazer 6 anos q eu perdi meu pai as vezes cai a ficha de que ele está mais aqui, não adianta ir pro túmulo chorar não vai fazer diferença alguma, deveria ter feito enquanto vida. Morte é aceitar q algum dia todos vão partir.

    Curtir

  2. Minha mãe sempre foi ligada aos rituais religiosos. Hoje quando falei com ela por Skype e lembrei dos fatos mencionados no post, doeu meu coração em pensar que um dia posso estar sem ela… Mas da vida e da morte somos todos aprendizes.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Uma perspectiva pode ver a morte como o alívio cômico de nossa existência INDIVIDUAL. Claro, sendo respeitoso com as questões envolvidas e, é só uma perspectiva!

    Curtir

  4. Luto e morte é um assunto debatido na psicologia desde seus primórdios, há muita coisa produzida sobre o tema. Em geral, o que todos concordam é que cada um lida com o luto de uma forma diferente, não é algo determinado. E o luto é parte do ser humano.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.