Árvores são supremas.

Tenho um quê com árvores que não sei bem da onde vêm, mas tenho aprendido que não é tudo que tem explicação. 

Na última visita da sogra nas bandas de cá, pedi que trouxesse revistas. Entre elas veio a Bons Fluídos edição de agosto desse ano. Quando olhei pensei iii mais uma revista de mulherzinha, de auto-ajuda ou qualquer coisa assim. Ledo engano. 

A primeira reportagem que li foi essa “A Linguagem da Floresta” com a entrevista de um engenheiro florestal aqui da Alemanha, que publicou o livro “A Vida Secreta das Árvores” (editora Sextante).  Ele afirma que as árvores têm sentimentos, cuidam uma das outras e conversam entre si. Enfim, alguém colocou em palavras meus pensamentos.

“A exemplo das árvores, devemos sempre apoiar os mais fracos, os mais pobres e as pessoas mais velhas”. Peter Wohlleben.

Vira e mexe falo da floresta para vocês aqui no blog. Felizmente na atual Alemanha, aa florestas são preservadas, bem sinalizadas e fazem parte do cotidiano do povo. 

Mesmo em extrema temperatura dá para se ver gente caminhando ou pedalando por lá; deslizando ou construindo bonecos de neve com as crianças. No verão é uma festa de gente e passarinho… 

Agora entendo o porquê há tantas estórias infantis alemãs nos caminhos da floresta.

Para mim, especialmente quando eu estava bem ruim da depressão, as árvores da floresta me impulsionaram a respirar e ouvir melhor. Entrar lá, sozinha, com seus medos, e sair leve. 

Perceber que sim, elas vivem em comunidade conforme ressaltou esse engenheiro florestal na reportagem. Que sim elas fazem de tudo para sobreviver e se proteger. Que sim podemos ter boa convivência e respeito à natureza. Tudo isso é motivo de gratidão e respeito. 

Mas, escrevo tudo isso para dizer que é muito mais do que imaginamos – as árvores são muito mais do que podemos pensar e sentir. Árvores são supremas. 

Para tentar traduzir melhor meu sentimento, vou compartilhar a impressionante descrição do que representa uma árvore feita pelo blog Fluxos e Cortes nesse belíssimo post  A Alquimia das Árvores

Ficarei imensa grata se vocês me disserem o que as árvores representam para vocês.

Abraços de puro respirar.

13 comentários

  1. Que delícia de post Cristileine! Eu me considero um verdadeiro “Zezé”, da obra de José Mauro de Vasconcelos, “O meu pé de laranja Lima”. Sou daqueles que converso com elas, e que recusava-me a tatuar corações apaixonados em seus troncos por achar que era um tanto dolorido. A minha infância foi em cima de árvores deliciando-me de seus frutos. Ao dizer que as árvores da floresta te impulsionaram a respirar e ouvir melhor, lembrei imediatamente de uma frase minha: ” Se estiver verde de raiva, caminhe e faça fotossíntese”. Árvore é ar…é vida! Obrigado minha querida amiga… beijo no coração!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Representam tanto, mas tanto, que neste momento sinto uma profunda tristeza, uma dor, quando penso nos milhares de árvores, especialmente de espécies autóctones e por isso importantíssimas no nosso ecossistema, que arderam este ano nas florestas do meu Portugal.
    Algumas terão força para se regenerar, mas a maioria não. E isso é triste, doloroso e difícil de aceitar, especialmente para pessoas como eu, que encontram Vida e respostas em cada recanto da natureza. E também nas suas árvores!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Não me recordo se já lhe falei, mais eu tive depressão ano passado, e devo terminar tratamento no início do próximo ano. Estou a dizer isso, pq o contato com a natureza, sobretudo ir a lugares com árvores tb fazia me bem. Eu tinha tb 10 árvores de frutos em minha antiga casa, e fazia me tão bem cuidar daquelas árvores. Uma natural e importante terapia.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Querida, que texto singelo e afetuoso! Jung diz que as árvores representam a conexão da terra com o infinito: é equilíbrio e harmonia. Mais uma vez, me sinto muito grato por ter podido tocar o coração de alguém tão sensível. Obrigado pelo apoio! Beijo grande!

    Curtir

  5. Dulce, quando visitei aí percebi que era uma grande preocupação dos nativos. Falavam das mortes de pessoas e da natureza, falavam da irresponsabilidade humana, da qualidade do ar… Espero que todos entendam o que você disse ” árvores são vida e resposta”. Obrigada por comentar🙋🏽‍♀️

    Curtir

  6. Está aí, os psicólogos podem indicar contato com as árvores, estou certa que fará tremenda diferença. Terminaremos o tratamento no mesmo período. Depois…vou precisar do suporte de muitas árvores risos. Abraços 🙋🏽‍♀️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s